A ambiguidade em comunicações oficiais pode causar sérios pr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q950438 Redação Oficial
A ambiguidade em comunicações oficiais pode causar sérios problemas, portanto deve ser evitada, de modo a garantir a precisão das informações.
INDIQUE a alternativa que NÃO contém problemas de ambiguidade.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente à ambiguidade, fenômeno que prejudica o atributo da clareza.
a) A frase apresentada não possui problema de ambiguidade, visto que a informação possui apenas um sentido e  possibilita imediata compreensão pelo leitor. Assim, esta alternativa não contém problema de ambiguidade.
b) Nesta frase há duas possíveis interpretações, visto que não é possível identificar se o Estado é do deputado ou do embaixador devido o emprego do pronome "seu". Portanto, esta alternativa contém problema de ambiguidade.
c) Nesta frase há duas possíveis interpretações, uma vez que o emprego do pronome pessoal (ele) não deixa claro quem será exonerado, se o governador ou seu secretário. Sendo assim, esta alternativa contém problema de ambiguidade.
d) Nesta frase também há duas possíveis interpretações. Devido ao emprego do pronome relativo "que" antecedido de preposição "em", não fica claro se o trabalho era feito no computador ou no gabinete. Desse modo, verificamos que essa construção prejudica o atributo da clareza e, portanto, é incorreta.

Gabarito do professor: Letra A.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Ambiguidade é a qualidade ou estado do que é ambíguo, ou seja, aquilo que pode ter mais do que um sentido ou significado.

A ambiguidade pode apresentar a sensação de indecisão, hesitação, imprecisão, incerteza e indeterminação.

Exemplo: “Não sei se gosto do frio ou do calor”. “Não sei se vou ou fico”.

Letra A

 

a) O Delegado de Polícia redigiu seu relatório e encaminhou o respectivo inquérito à justiça. GABARITO

 

 b) O Deputado saudou o Embaixador, em seu discurso, e solicitou sua intervenção no seu Estado. 

A ambiguidade da questão gira em torno dos pronomes possessivos "seu/sua". Nesse caso, não há clareza se a "sua intervenção" refere-se ao deputado ou ao embaixador, foram citadas duas pessoas e o uso do pronome possessivo após esses seres cria duplo sentido, porque não se sabe qual elemento é retomado.

 

 c) O Governador comunicou a seu secretariado que ele seria exonerado.

Aqui o pronome pessoal "ele" gera a ambiguidade, porque não se sabe quem será exonerado, se é o governador ou o secretariado.

 

 d) Roubaram o computador do gabinete em que eu costumava trabalhar.

A ambiguidade é gerada pelo pronome relativo antecedido de preposição "em que", nesse caso não fica claro se o trabalho era feito no computador ou no gabinete.

 

Ambiguidade: duplo sentido. Podemos dizer que é o vicio de linguagem que acontece, na maioria dos casos, pelo uso dos pronomes possessivos.

 

 

Bons estudos a todos! ;)

Embora a resposta seja claramente a letra A, acredito que as opções C e D também não geram ambiguidade.


Na C, apenas o secretário poderia ser exonerado, visto que não existe exonerar um governador.


Na D, o sujeito trabalha no gabinete, porque não se trabalha no computador e sim com o computador.

Na C e D gera ambiguidade na minha opinião. Veja

C: "O Governador comunicou a seu secretariado que ele seria exonerado". Nessa caso, quem seria exonerado? O Governador ou o Secretariado?

D: "Roubaram o computador do gabinete em que eu costumava trabalhar". Costumava trabalhar onde? No gabinete ou no computador?

erros, avisem ;)

GAB: A


Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo