A respeito dos aspectos gerais da redação oficial, assinale ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q386492 Redação Oficial
A respeito dos aspectos gerais da redação oficial, assinale a opção correta de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (MRPR).
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A letra A está incorreta porque a releitura é imprescindível, é indispensável. A letra B está incorreta porque não existe “padrão oficial de linguagem”, mas sim o padrão culto. A letra C está incorreta porque, segundo o Manual de Redação Oficial, devemos sempre explicitar, desenvolver, esclarecer termos técnicos, siglas, abreviações e conceitos que não possam ser dispensados. A letra D está incorreta porque o termo “verbosidade” significa prolixidade, o que contraria os termos do Manual. A alternativa correta é a letra E.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Verbosidade= prolixidade

A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Fundamentalmente esses atributos decorrem da Constituição, que dispõe, no artigo 37: “A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados,do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (...)”. Sendo a publicidade e a impessoalidade princípios fundamentais de toda administração pública, claro está que devem igualmente nortear a elaboração dos atos e comunicações oficiais.

MRPR

E o Item B? Onde está o erro? Alguém?

Grato! 

Quanto ao item B

Tendo em vista que as comunicações oficiais têm caráter público e finalidade de informar com o máximo de clareza e concisão e que a impessoalidade contribui para o alcance dessa finalidade, o MRPR recomenda o uso de padrão oficial de linguagem na redação de expedientes oficiais.

O Erro encontra-se em destaque tendo em vista que não há um padrão oficial de linguagem, na realidade nas Redações oficiais deve-se utilizar Norma Culta da Língua Portuguesa, levando-se em consideração oque ela preceitua em seus aspectos (Regência, Concordância, Pontuação..)

a) A ocorrência, em textos oficiais, de trechos obscuros e de erros gramaticais provém principalmente da falta da releitura que torna possível sua correção. Na revisão de um expediente, deve-se avaliar, ainda, se ele será de fácil compreensão por seu destinatário.que nos parece óbvio pode ser desconhecido por terceiros. (...) A revisão atenta exige, necessariamente, tempo. A pressa com que são elaboradas certas comunicações quase sempre compromete sua clareza. Não se deve proceder à redação de um texto que não seja seguida por sua revisão. Não há assuntos urgentes, há assuntos atrasados”, diz a máxima. Evite-se, pois, o atraso, com sua indesejável

repercussão no redigir.


b) Já respondido pelo colega. O MRPR ressalta o uso do padrão culto de linguagem, em princípio, de entendimento geral e por definição avesso a vocábulos de circulação restrita, como a gíria e o jargão.


c) O domínio que adquirimos sobre certos assuntos em decorrência de nossa experiência profissional muitas vezes faz com que os tomemos como de conhecimento geral, o que nem sempre é verdade. Explicite, desenvolva, esclareça, precise os termos técnicos, o significado das siglas e abreviações e os conceitos específicos que não possam ser dispensados.


Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo