Nossa Constituição Federal, ao dispor sobre a “Organização d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q950460 Direito Constitucional
Nossa Constituição Federal, ao dispor sobre a “Organização dos Poderes”, trata, no Capítulo IV, das funções essenciais à Justiça: o Ministério Público, a Advocacia Pública e a Defensoria Pública.
Quanto ao Ministério Público, a única opção que está em conformidade com nossa Carta Magna é:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão demanda o conhecimento acerca das Funções Essenciais à Justiça, especificamente sobre o Ministério Público. Importante destacar que as Funções Essenciais à Justiça abrangem o Ministério Público, a Defensoria Pública e a Advocacia (que se biparte em advocacia privada e advocacia pública). Cada uma delas possui um papel específico, com previsões constitucionais e infraconstitucionais.

No caso do Ministério Público, seus membros possuem uma série de prerrogativas e de vedações para que bem possam exercer seu mister institucional.

Passemos a analisar as alternativas.
A alternativa "A" está errada, pois conforme o artigo 128, § 5°, "a", da CRFB, a vitaliciedade do membros do Ministério Público será atingida após dois anos de exercício, momento do qual não poderão perder o cargo senão por sentença judicial transitada em julgado. Logo, o equívoco do item em análise está em mencionar o prazo de cinco anos.

A alternativa "B" está errada, pois de acordo com o artigo 128, § 5°, "b", da CRFB, e até por uma questão de desempenho funcional, há a inamovibilidade, salvo por motivo de interesse público, mediante decisão do órgão colegiado competente do Ministério Público, pelo voto da maioria absoluta de seus membros, assegurada ampla defesa. O equívoco do item em análise está em mencionar "maioria simples".
A alternativa "C" está correta, pois se coaduna ao disposto no artigo 129, III, da CRFB, que menciona a incumbência do Ministério Público de promover o inquérito civil e a ação civil pública para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos.
A alternativa "D" está errada, pois o artigo 129, I, da CRFB elenca como uma das funções institucionais do Ministério Público promover, privativamente, a ação penal pública, na forma da lei. Assim, o titular da ação penal é sempre o Ministério Público, sendo taxativo os casos em que as ações serão privadas (sendo iniciadas por queixa-crime), ou públicas condicionadas à representação, nas quais a representação do ofendido é causa de procedibilidade das ações.
Gabarito: Letra "C".


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab. C

Art. 129. São funções institucionais do Ministério Público:

        I - promover, privativamente, a ação penal pública, na forma da lei;

        II - zelar pelo efetivo respeito dos poderes públicos e dos serviços de relevância pública aos direitos assegurados nesta Constituição, promovendo as medidas necessárias a sua garantia;

        III - promover o inquérito civil e a ação civil pública, para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos;

        IV - promover a ação de inconstitucionalidade ou representação para fins de intervenção da União e dos Estados, nos casos previstos nesta Constituição;

        V - defender judicialmente os direitos e interesses das populações indígenas;

        VI - expedir notificações nos procedimentos administrativos de sua competência, requisitando informações e documentos para instruí-los, na forma da lei complementar respectiva;

        VII - exercer o controle externo da atividade policial, na forma da lei complementar mencionada no artigo anterior;

        VIII - requisitar diligências investigatórias e a instauração de inquérito policial, indicados os fundamentos jurídicos de suas manifestações processuais;

        IX - exercer outras funções que lhe forem conferidas, desde que compatíveis com sua finalidade, sendo-lhe vedada a representação judicial e a consultoria jurídica de entidades públicas.

   

 § 1º A legitimação do Ministério Público para as ações civis previstas neste artigo não impede a de terceiros, nas mesmas hipóteses, segundo o disposto nesta Constituição e na lei.

§ 2º As funções de Ministério Público só podem ser exercidas por integrantes da carreira, que deverão residir na comarca da respectiva lotação.

§ 3º O ingresso na carreira far-se-á mediante concurso público de provas e títulos, assegurada participação da Ordem dos Advogados do Brasil em sua realização, e observada, nas nomeações, a ordem de classificação.

§ 4º Aplica-se ao Ministério Público, no que couber, o disposto no art. 93, II e VI.

 

C)  -  promover o inquérito civil e a ação civil pública, para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos;

 

D) promover, privativamente, a ação penal pública, na forma da lei;

GABARITO C

a) vitaliciedade, após dois anos de exercício, não podendo perder o cargo senão por sentença judicial transitada em julgado; (art.128,§ 5°, "a",CF)

b) inamovibilidade, salvo por motivo de interesse público, mediante decisão do órgão colegiado competente do Ministério Público, pelo voto da maioria absoluta de seus membros, assegurada ampla defesa; (art.128,§ 5°, "b",CF)

c) promover o inquérito civil e a ação civil pública, para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos; (art.129,III,CF)

d) promover, privativamente, a ação penal pública, na forma da lei; (art.129,I,CF)

CF 1998 -

Art. 129. São funções institucionais do Ministério Público:

III – promover o inquérito civil e a ação civil pública, para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos;

GABARITO: "C".

A) Dentre as garantias gozadas pelos membros do Ministério Público, temos a vitaliciedade após 5 anos de exercício, não podendo perder o cargo senão por sentença judicial transitada em julgado.

Após 2 anos.

B) Inamovibilidade, salvo por motivo de interesse público, mediante decisão do órgão colegiado competente do Ministério Público, pelo voto de maioria simples de seus membros, assegurada ampla defesa.

Voto maioria ABSOLUTA.

C) Promover o inquérito civil e ação civil pública, para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos.

CORRETA.

D) Promover, subsidiariamente, a ação penal pública, na forma da lei.

Promover PRIVATIVAMENTE.

Bons estudos!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo