Considere que, durante uma operação policial, uma viatura do...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q369530 Direito Administrativo
Considere que, durante uma operação policial, uma viatura do DPF colida com um carro de propriedade particular estacionado em via pública. Nessa situação,

a administração responderá pelos danos causados ao veículo particular, ainda que se comprove que o motorista da viatura policial dirigia de forma diligente e prudente.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A presente questão trata do tema atinente à responsabilidade civil do Estado, cuja norma básica de regência encontra-se no art. 37, §6º, da CRFB/88, que assim estabelece:

"Art. 37 (...)
§ 6º As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa."

Referido dispositivo consagra, no ordenamento pátrio, a responsabilidade civil objetiva do Estado, baseada na teoria do risco administrativo. Trata-se de responsabilidade que independe da demonstração do elemento culpa (ou dolo) do agente público causador dos danos, o que significa dizer que, mesmo em se tratando de conduta lícita, acaso dela sejam gerados danos a um particular, a Administração terá o dever de repará-los.

Faz-se necessária, portanto, a prova da conduta estatal, dos danos e do nexo de causalidade.

Isso tudo colocado, voltando ao exemplo hipotético desta questão, é irrelevante que o motorista da viatura tenha se comportado com prudência e diligência, bastando que de sua conduta tenham sido ocasionados danos ao particular, o que foi o caso.

Logo, está correta a assertiva, ao sustentar, na espécie, o dever de indenizar atribuível ao ente público.



Gabarito do professor: CERTO

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

CERTA

JUSTIFICATIVA – CF art. 37, § 6.º: As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.

http://www.cespe.unb.br/concursos/DPF_13_ADMINISTRATIVO/arquivos/DPF14_009_01.pdf


QUESTÃO CORRETA.

No caso em tela, aplica-se a Responsabilidade Objetiva ou do Risco Administrativo, onde o Estado responderá pelos danos causados por seus agentes, independente de DOLO ou CULPA. Entretanto, em certos casos tal responsabilidade poderá ser EXCLUÍDA(culpa exclusiva da vítima e motivo de força maior) ou ATENUADA(culpa concorrente da vítima).


RESPONSABILIDADE OBJETIVA: AÇÃO do Estado.

RESPONSABILIDADE SUBJETIVA: OMISSÃO do Estado. Deve ficar provado DOLO ou CULPA do agente público.

Segue questão, para reforçar o estudo: http://www.questoesdeconcursos.com.br/pesquisar?te=Q361535#



Assertiva CORRETA. 


Teoria do Risco Administrativo: a administração pública corre o risco disso acontecer quando desempenha suas atividades, mesmo que o servidor estava exercendo sua conduta legalmente.

Questão correta, uma outra ajuda a responder, vejam:

Prova: CESPE - 2012 - TJ-RR - Técnico Judiciário

As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos respondem objetivamente pelos eventuais danos que seus agentes causarem a terceiros ao prestarem tais serviços.

GABARITO: CERTA.


CAUSAS QUE EXCLUEM A RESPONSABILIDADE CIVIL DA ADM. PÚBLICA

---> a culpa exclusivamente da vítima

--->. o caso fortuito ou força maior

CAUSA QUE ATENUA A RESPONSABILIDADE CIVIL DA ADM. PÚBLICA

---> culpa concorrente da vítima

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo