Em relação à máscara equimótica de Morestin, NÃO é correto a...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q950480 Medicina Legal
Em relação à máscara equimótica de Morestin, NÃO é correto afirmar que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Croce explica que: “a efusão de sangue pode surgir logo após o traumatismo, ou horas ou dias depois. Também não é obrigatório se manifeste na sede da lesão. Assim é que uma contusão cranioencefálica pode gerar, posteriormente, equimoses palpebrais, subconjuntivais etc.; na sufocação indireta por compressão do tórax e/ou do tórax e abdome, às vezes, surgem sufusões na cabeça e no pescoço, formando a máscara equimótica de Morestin. A equimose superficial evolve por uma contínua sucessão de cores, que se inicia pelos bordos, chamada por Legrand du Saulle espectro equimótico. O espectro equimótico se explica pelo fato de que os glóbulos vermelhos destruídos liberam hemoglobina da qual resultam, após progressivos processos de redução, pigmentos de hematoidina e hemossiderina, responsáveis pela mudança de cor das equimoses no decorrer de sua reabsorção. Tem importância pericial para determinar, em alguns casos, a data provável da agressão. Em geral, é lívida ou vermelho-bronzeada no 1.º dia; arroxeada entre o 2.º e o 3.º; azul entre o 4.º e o 6.º; esverdeada entre o 7.º e o 10.º; amarelo-esverdeada entre o 10.º e o 12.º; amarelada entre o 12.º e o 17.º dias, ou mais. P.926

“Em alguns vitimados por sufocação indireta poderão faltar os sinais de asfixia. Em outros, eles poderão estar presentes, representados principalmente pela máscara equimótica de Morestin ou cianose cérvico-facial, de Le Dentut, ocasionada pela estase venosa da veia cava superior consequente à compressão torácica”. P. 1034 CROCE, Delton. CROCE Jr., Delton. Manual de Medicina Legal. 8ª edição,pg 1198, Editora Saraiva, 8º edição, 2012.

GABARITO DO PROFESSOR: LETRA C

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A máscara equimótica de Morestin, segundo Genival França, é produzida pelo refluxo sanguíneo da veia cava superior em face da compressão torácica.

O monóxido de carbono, embora alguns autores entendem tratar-se de asfixia, a posição mais correta e moderna, é de que deve ser tratado como envenenamento.

Segundo França, na asfixia por monóxido de carbono a face não fica azul e sim rósea (como de vida).


obs: França considera como asfixia.

A máscara equimótica de Morestin aparece frequentemente nas asfixias por restrição do movimento do tórax.

É uma modalidade de sufocação indireta! causada pela compressão torácica de forma extrínseca ou excesso de peso que causa a impossibilidade de movimentação do tórax.

Também conhecida com cianose cervicofacial de Le Dentut.

Cor Violácea intensa da face, pescoço e superior do tórax.

Seu aparecimento é possível em lesões mecânicas.

Voltei aqui e acrescentei alguns detalhes que podem ser úteis

Máscara de Morestin suas características são :pele da face semeada de pequenas equimoses, petéquias muito próximas entre si de cor e arroxeada muito escura. Conjuntivas oculares; lábios e língua tumefeitos, gengiva pode apresentar hemorragia; nariz e ouvido podem apresentar hemorragia externa; petéquias cutâneas que se estendem até o tórax.

Obs: Meus comentários são feitos com base na literatura do professor Hygino Hercules, bons estudos!!

GABARITO C


A necropsia do vitimado por monóxido de carbono mostra elementos de grande valor:

a) rigidez tardia;

b) face carminada;

c) “cianose vermelho-clara” das unhas, das mucosas e da pele;

d) sangue fluido e rosado;

e) manchas de hipóstase claras;

f) pulmões rosados e, eventualmente, trombosados;

g) edema cerebral;

h) às vezes, trombose das artérias coronárias;

i) petéquias e infiltração perivascular, com necrose focal, no coração, no

cérebro e em outros órgãos;

j) putrefação tardia.


bons estudos

GABARITO C

Quando o sangue circulante tem mais de 50% de carboxiemoglobina, a morte é certa e prova que o indivíduo estava vivo na hora do incêndio e que morreu asfixiado por monóxido de carbono. O sangue fica com uma tonalidade carminada ( cor de cereja ). É como se a pessoa estivesse dormindo, a face fica bem rosinha, normal.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo