De acordo com a Constituição Federal, o Presidente da Repúbl...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (15)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A. ERRADA. De acordo com o art. 84, VIII da CF, compete privativamente ao Presidente da República: celebrar tratados, convenções e atos internacionais, sujeitos a referendo do Congresso Nacional.
B. ERRADA. De acordo com o art. 84, parágrafo único, da CF, compete privativamente ao Presidente da República: o Presidente da República poderá delegar as atribuições mencionadas nos incisos VI, XII e XXV, primeira parte, aos Ministros de Estado, ao Procurador-Geral da República ou ao Advogado-Geral da União, que observarão os limites traçados nas respectivas delegações.
C. ERRADA. De acordo com o art. 84, VI, "a", da CF, compete privativamente ao Presidente da República: dispor, mediante decreto, sobre: organização e funcionamento da administração federal, quando não implicar aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos.
D. CORRETA. De acordo com o art. 84, parágrafo único, da CF, o Presidente da República poderá delegar as atribuições mencionadas nos incisos VI, XII e XXV, primeira parte, aos Ministros de Estado, ao Procurador-Geral da República ou ao Advogado-Geral da União, que observarão os limites traçados nas respectivas delegações.
E. ERRADA. De acordo com o art. 49, XVIII, da CF, é da competência exclusiva do Congresso Nacional: decretar o estado de calamidade pública de âmbito nacional previsto nos arts. 167-B, 167-C, 167-D, 167-E, 167-F e 167-G desta Constituição. No entanto, é competência privativa do Presidente da República nomear o presidente do banco central, após aprovação pelo Senado Federal, conforme art. 184, XIV, CF.
GABARITO: ALTERNATIVA D.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
CF - DAS ATRIBUIÇÕES DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República:
[...]
VI - dispor, mediante decreto, sobre:
a) organização e funcionamento da administração federal, quando não implicar aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos; (LETRA C)
b) extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos;
VIII - celebrar tratados, convenções e atos internacionais, sujeitos a referendo do Congresso Nacional; (LETRA A)
IX - decretar o estado de defesa e o estado de sítio;
X - decretar e executar a intervenção federal;
XIV - nomear, após aprovação pelo Senado Federal, os Ministros do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais Superiores, os Governadores de Territórios, o Procurador-Geral da República, o presidente e os diretores do banco central e outros servidores, quando determinado em lei; (LETRA E)
[...] Parágrafo único. O Presidente da República poderá delegar as atribuições mencionadas nos incisos VI, XII e XXV, primeira parte, aos Ministros de Estado, ao Procurador-Geral da República ou ao Advogado-Geral da União, que observarão os limites traçados nas respectivas delegações. (LETRA B e D).
GABARITO: D.
Lembrar que:
XV - Autorizar referendo e convocar plebiscito; >> Competência do Congresso Nacional
Vira e mexe tem questão dizendo que é competência do PR, e o povo cai na casca de banana..
Gabarito: D
A. ERRADA. CF, Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República: (...)
VIII - celebrar tratados, convenções e atos internacionais, sujeitos a referendo do Congresso Nacional;
B. ERRADA. CF, Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República: (...)
Parágrafo único. O Presidente da República poderá delegar as atribuições mencionadas nos incisos VI, XII e XXV, primeira parte, aos Ministros de Estado, ao Procurador-Geral da República ou ao Advogado-Geral da União, que observarão os limites traçados nas respectivas delegações.
C. ERRADA. CF, Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República: (...)
VI - dispor, mediante decreto, sobre: a) organização e funcionamento da administração federal, quando não implicar aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos;
D. CORRETA. CF, Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República: (...)
Parágrafo único. O Presidente da República poderá delegar as atribuições mencionadas nos incisos VI, XII e XXV, primeira parte, aos Ministros de Estado, ao Procurador-Geral da República ou ao Advogado-Geral da União, que observarão os limites traçados nas respectivas delegações.
E. ERRADA. CF, Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional: (...)
XVIII - decretar o estado de calamidade pública de âmbito nacional previsto nos arts. 167-B, 167-C, 167-D, 167-E, 167-F e 167-G desta Constituição. (EC 109/2021)
Complementando os demais comentários.
Observe que o estado de calamidade é decretado pelo Congresso Nacional. Ao presidente da República compete propor o estado de calamidade.
"Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional:
XVIII - decretar o estado de calamidade pública de âmbito nacional previsto nos arts. 167-B, 167-C, 167-D, 167-E, 167-F e 167-G desta Constituição.
Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República:
XXVIII - propor ao Congresso Nacional a decretação do estado de calamidade pública de âmbito nacional previsto nos arts. 167-B, 167-C, 167-D, 167-E, 167-F e 167-G desta Constituição."
ESTADO DE CALAMIDADE
Congresso Nacional → DECRETAR
Presidente da República → PROPOR
PR pode delegar para: MIN.E, PGR, AGU
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo