De acordo com a Constituição Federal, com relação aos Minist...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A. ERRADO.
“Art. 128, § 3º da CF/88: Os Ministérios Públicos dos Estados e o do Distrito Federal e Territórios formarão lista tríplice dentre integrantes da carreira, na forma da lei respectiva, para escolha de seu Procurador-Geral, que será nomeado pelo Chefe do Poder Executivo, para mandato de dois anos, permitida uma recondução."
O mandato é de DOIS anos, permitida uma recondução,
B. CERTO.
“Art. 128, § 4º da CF/88: Os Procuradores-Gerais nos Estados e no Distrito Federal e Territórios poderão ser destituídos por deliberação da maioria absoluta do Poder Legislativo, na forma da lei complementar respectiva."
C. ERRADO.
“Art. 128, § 5º, “a" da CF/88: I - as seguintes garantias: a) vitaliciedade, após dois anos de exercício, não podendo perder o cargo senão por sentença judicial transitada em julgado."
Só poderão perder o cargo por sentença judicial transitada em julgado.
D. ERRADO.
“Art. 128, § 5º II, “a" da CF/88: II - as seguintes vedações: a) receber, a qualquer título e sob qualquer pretexto, honorários, percentagens ou custas processuais."
É vedado receber custas processuais.
E. ERRADO.
Art. 128, § 5º II, “a" da CF/88: II - as seguintes vedações: d) exercer, ainda que em disponibilidade, qualquer outra função pública, salvo uma de magistério."
A exceção é para UMA função de magistério.
GABARITO: ALTERNATIVA B.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Correta Letra B)
É a previsão do art. 128, § 4º, da CR/1988:
“Art. 128.
(…)
§ 4º Os Procuradores-Gerais nos Estados e no Distrito Federal e Territórios poderão ser destituídos por deliberação da maioria absoluta do Poder Legislativo, na forma da lei complementar respectiva.”
Assim, a atuação do Poder Legislativo não ocorre na fase de indicação do Procurador-Geral de Justiça, pois o art. 128, § 3º, da Constituição Federal não prevê sua participação nessa etapa. Eventual destituição do PGJ, nos termos do art. 128, § 4º, da CR/1998, aí sim, dependerá de deliberação da maioria absoluta do Poder Legislativo.
FONTE: https://meusitejuridico.editorajuspodivm.com.br/2021/01/27/escolha-procurador-geral-de-justica-deve-ser-submetida-aprovacao-da-assembleia-legislativa/
A- ERRADA - Art. 128 CF § 3º Os Ministérios Públicos dos Estados e o do Distrito Federal e Territórios formarão lista tríplice dentre integrantes da carreira, na forma da lei respectiva, para escolha de seu Procurador-Geral, que será nomeado pelo Chefe do Poder Executivo, para mandato de dois anos, permitida uma recondução.
B- CORRETA -Art. 128 CF - § 4º Os Procuradores-Gerais nos Estados e no Distrito Federal e Territórios poderão ser destituídos por deliberação da maioria absoluta do Poder Legislativo, na forma da lei complementar respectiva.
C- ERRADA. Art. 128 CF - I - as seguintes garantias: a) vitaliciedade, após dois anos de exercício, não podendo perder o cargo senão por sentença judicial transitada em julgado;
D- ERRADA. II - as seguintes vedações: a) receber, a qualquer título e sob qualquer pretexto, honorários, percentagens ou custas processuais;
E d) exercer, ainda que em disponibilidade, qualquer outra função pública, salvo uma de magistério;
gabarito b
A questão versa sobre o Ministério Público e foi baseada na CF/88. Vamos analisar as alternativas! :D
A. ERRADO. O mandato é de DOIS anos, permitida uma recondução, nos termos do art. 128, § 3º da CF/88: Os Ministérios Públicos dos Estados e o do Distrito Federal e Territórios formarão lista tríplice dentre integrantes da carreira, na forma da lei respectiva, para escolha de seu Procurador-Geral, que será nomeado pelo Chefe do Poder Executivo, para mandato de dois anos, permitida uma recondução.
B. CERTO. De fato, de acordo com o que dispõe o art. 128, § 4º da CF/88: Os Procuradores-Gerais nos Estados e no Distrito Federal e Territórios poderão ser destituídos por deliberação da maioria absoluta do Poder Legislativo, na forma da lei complementar respectiva.
C. ERRADO. Só poderão perder o cargo por sentença judicial transitada em julgado, nos termos do art. 128, § 5º, “a” da CF/88: I - as seguintes garantias: a) vitaliciedade, após dois anos de exercício, não podendo perder o cargo senão por sentença judicial transitada em julgado;
D. ERRADO. É vedado receber custas processuais, de acordo com o art. 128, § 5º II, “a” da CF/88: II - as seguintes vedações: a) receber, a qualquer título e sob qualquer pretexto, honorários, percentagens ou custas processuais;
E. ERRADO. De acordo com o 128, § 5º II, “a” da CF/88: II - as seguintes vedações: d) exercer, ainda que em disponibilidade, qualquer outra função pública, salvo UMA de magistério;
GABARITO: B.
Art 128
§ 2º A destituição do Procurador-Geral da República, por iniciativa do Presidente da República, deverá ser precedida de autorização da maioria absoluta do Senado Federal.
§ 4º Os Procuradores-Gerais nos Estados e no Distrito Federal e Territórios poderão ser destituídos por deliberação da maioria absoluta do Poder Legislativo, na forma da lei complementar respectiva.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo