Considere as duas situações a seguir: Situação 1: um consum...
Situação 1: um consumidor vai a um supermercado e compra um refrigerante por um determinado preço. O produto é prontamente substituído por outro do estoque.
Situação 2: um parque público é inaugurado, mas, em pouco tempo, fica sujo devido à falta de limpeza e de fiscalização por parte do ente público.
As situações 1 e 2 descrevem, respectivamente, casos de bens
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O primeiro caso mostra um bem privado, já que os refrigerantes são produzidos por empresas particulares e o consumidor compra refrigerantes.
O segundo caso mostra um bem RIVAL, pois o uso de muitas pessoas, com a sujeira acumulada por elas e falta de limpeza e fiscalização, fez com que as pessoas que não usaram este bem ficassem impedidas de usufruí-lo. Por isso, não é um bem público, pois um bem público deve ser não-rival e não-excludente.
D
Gabriel Caroccia,
Onde encontrou essa definição de bem RIVAL? Isso é realmente ligado à contabilidade pública? Nunca vi tal definição...
1. Teoria das finanças públicas - gira em torno da existência das falhas de mercado que tornam necessária a presença do governo, o estudo das funções do governo, da teoria da tributação e do gasto público.
1.1 falhas de mercado- são fenômenos que impedem que a economia alcance estado de bem estar social através do livre mercado, sem interferência do governo. São elas:
a) bens públicos
b) monopólios naturais
c) externalidades
d) desenvolvimento, emprego e estabilidade
.....................
Classificação do Bens:
1. Bens Rivais
1.1 Privados (excludentes)
1.2 Recursos comuns (não excludentes)
2. Bens Não Rivais
2.1 Monopolios Naturais (excludentes)
2.2 Bens Publicos
Entendo que a compra do refrigerante é o caso de bem rival, tendo em vista que, a característica da rivalidade tem um sentido físico, de ocupação de espaço. Um bem ou serviço consumido por uma pessoa é rival no sentido de que apenas ela pode fazer isso, pois no momento em que o consumo ocorre não há possibilidade de outra pessoa fazê-lo ao mesmo tempo.
Se o bem é não rival no consumo e se a exclusão é muito cara, ele é chamado de bem público.
Teoria das Finanças Públicas, Sanson
Classificaria como bem rival e público.
Em Economia, rivalidade é a situação em que o consumo de um bem por uma pessoa reduz a quantidade disponível desse bem para o restante da sociedade...
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo