A curva de Laffer estabelece que
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Uma alíquota de 0% não traz receita tributária, mas a hipótese da curva de Laffer afirma que uma alíquota de 100% também não gerará receita, uma vez que não haverá incentivo para o sujeito passivo da obrigação tributária receber ou conseguir qualquer valor.
Para mim questão mal elaborada, é um salto de raciocínio aceitar a " C " como certa.
Qualquer elevação de taxa ou imposto praticado pelo governo, em vez de aumentar a arrecadação total, resulta em sua redução em virtude da evasão fiscal, denominando-se a curva de laffer..
Quando a alíquota de um imposto é de 100%, as pessoas resolvem ir para o mercado informal e a arrecadação cai.
A curva de Laffer é uma representação teórica da relação entre o valor arrecadado com um imposto a diferentes Alíquotas. É usada para ilustrar o conceito de "elasticidade da receita taxável". Para se construir a curva, considera-se o valor obtido com as alíquotas de 0% e 100%.
É óbvio que uma alíquota de 0% não traz receita tributária, mas a hipótese da curva de Laffer afirma que uma alíquota de 100% também não gerará receita, uma vez que não haverá incentivo para o sujeito passivo da obrigação tributária receber ou conseguir qualquer valor. Se ambas as taxas - 0% e 100% - não geram receitas tributárias, conclui-se que deve existir uma alíquota na qual se atinja o valor máximo. A curva de Laffer é tipicamente representada por um gráfico estilizado em parábola que começa em 0%, eleva-se a um valor máximo em determinada alíquota intermediária, para depois cair novamente a 0 com uma alíquota de 100%.
Um resultado potencial da curva de Laffer é que aumentar as alíquotas além de certo ponto torna-se improdutivo, à medida que a receita também passa a diminuir.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Curva_de_Laffer
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo