“O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou na quinta-feir...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: IBFC Órgão: SAEB-BA Prova: IBFC - 2020 - SAEB-BA - Soldado |
Q1134465 Atualidades
“O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou na quinta-feira, 13 de junho de 2019, que a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero passe a ser considerada um crime, [...] por 8 votos a 3, os ministros determinaram que a conduta passe a ser punida pela _____” (BBC, 2019). Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

No caso da discriminação por orientação sexual e identidade de gênero, o STF decidiu que essa conduta configura racismo, uma vez que se trata de uma forma de discriminação baseada na orientação sexual ou identidade de gênero da vítima. O STF também decidiu que a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero deve ser punida pela Lei de Racismo, que prevê penas de 1 a 3 anos de reclusão para quem praticar discriminação racial.

A Lei dos Crimes Hediondos (Lei nº 8.072/1990) define os crimes hediondos como aqueles que "chocam a ordem moral e social". Os crimes hediondos são punidos com penas mais rigorosas, como prisão perpétua, e não permitem progressão de regime. A Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) é uma lei federal que visa coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. A lei prevê penas de reclusão de 1 a 6 anos para quem praticar violência doméstica ou familiar contra a mulher. A Lei de Execução Penal (Lei nº 7.210/1984) estabelece os direitos e deveres dos condenados e as normas gerais para execução das penas privativas de liberdade. Enquanto que a Lei Menino Bernardo (Lei nº 13.018/2014) é uma lei federal que visa aumentar a punição para crimes contra crianças e adolescentes. A lei prevê penas de 20 a 30 anos de reclusão para quem praticar homicídio qualificado contra criança ou adolescente.

Resposta: D

Gabarito do Professor: D

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab (D)

NA interpretação de parte da doutrina não houve usurpação da capacidade legislativa..

Sendo adequado dizer que houve aplicação do efeito concretista ao mandado de injunção MI4733 .Até que o Congresso Nacional aprove uma lei criminalizando a homofobia e a transfobia, as condutas preconceituosas relacionadas à orientação sexual serão enquadradas na lei de racismo. Também decidiu que a criminalização da homofobia não afeta o exercício da liberdade religiosa, ou seja, fieis e ministros podem pregar e divulgar livremente as suas crenças “desde que tais manifestações não configurem discurso de ódio” e não incitem violência contra a comunidade LGBT.

Sucesso,bons estudos não desista!

"A aplicação da pena (varia entre 1 e 5 anos) de racismo valerá até o Congresso Nacional aprovar uma lei sobre o tema."

Fonte: -https://g1.globo.com/politica/noticia/2019/06/13/stf-permite-criminalizacao-da-homofobia-e-da-transfobia.ghtml

Lei Menino Bernardo = A Lei Menino Bernardo refere-se à lei brasileira que visa proibir o uso de castigos físicos ou tratamentos cruéis ou degradantes na educação de crianças e adolescentes. (Lei da palmada )

Lei Maria da penha = A Lei Maria da Penha é uma lei federal brasileira, cujo objetivo principal é estipular punição adequada e coibir atos de violência doméstica contra a mulher.

Lei dos Crimes Hediondos = Dispõe sobre os crimes hediondos, nos termos do art. 5º, inciso XLIII, da Constituição Federal, e determina outras providências.

São considerados hediondos os seguintes crimes, todos tipificados no Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal, consumados ou tentados:     (Redação dada pela Lei nº 8.930, de 1994) (Vide Lei nº 7.210, de 1984)

Lei de Racismo = Curiosamente a Lei nº 7.716/89 determina em seu título a punição de crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor, categorias estas que foram ampliadas no ano de 1997.

(Acertei por exclusão)

Renan Dutra, está errado! O Judiciário pode sim legislar, assim como o Legislativo pode judiciar. São as chamadas funções atípicas.

lei de racismo,, cai no mesmo orientação sexual .

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo