[Questão Inédita] O Ministério dos Direitos Humanos e da Cid...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2522620 Direitos Humanos
[Questão Inédita] O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDCH), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI) lançou, neste mês, a campanha Junho Violeta para alertar e conscientizar a sociedade sobre todas as formas de violência contra a pessoa idosa. Infelizmente, é muito comum ouvirmos frases relacionadas à idade, em que a pessoa é considerada “muito velha” para realizar certa atividade, ou para entender sobre um determinado assunto; estando ultrapassada para o trabalho e, até mesmo, para a vida social.

Não é a primeira vez que escrevo sobre o assunto, já que o idadismo é uma forma de violência recorrente no ambiente de trabalho, que usa a idade da pessoa para classificá-la e identificá-la de maneira discriminatória e estereotipada.

Segundo as informações acima, pressupõem-se que:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Nem as questões elaboradas pelo próprio QC são comentadas pelos professores!

E interpretação de texto ou questão de direito ?

Resposta: A

Além da idade considerada como avançada retirar possibilidades empregatícias, também existe uma certa exclusão social em muitas situações. 

GABARITO LETRA A

Além da idade considerada como avançada retirar possibilidades empregatícias, também existe uma certa exclusão social em muitas situações.

Essa alternativa reflete a ideia de que pessoas mais velhas frequentemente enfrentam discriminação e exclusão não apenas no mercado de trabalho, mas também em outros aspectos da vida social, como acesso a determinadas atividades e oportunidades.

O idadismo refere-se à discriminação baseada na idade, seja ela jovem ou avançada. Assim como o racismo e o sexismo, o idadismo manifesta-se por meio de estereótipos, preconceitos e discriminação sistemática contra indivíduos devido à sua idade percebida. Pessoas mais velhas frequentemente enfrentam barreiras no mercado de trabalho, na vida social e até mesmo no acesso a serviços de saúde, devido a ideias preconcebidas sobre suas capacidades, relevância ou valor. O combate ao idadismo envolve a conscientização sobre os direitos das pessoas de todas as idades e a promoção de uma cultura que valorize a diversidade etária e o respeito mútuo.

Se vier assim no CNU (o que eu nao duvido) a nota corte vai beirar os 90%

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo