Assinale a alternativa INCORRETA.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Assinale a alternativa INCORRETA.
A) Segundo a Lei Federal nº 13.465/2017, referente à regularização fundiária que auferir renda familiar proveniente de atividade não agrária superior a 3 salários-mínimos mensais ou superior a 1 saláriomínimo per capita, não poderá ser beneficiário dos projetos de assentamento de que tratam a referida lei. Informação correta, alternativa incorreta. A Lei Federal nº 13.465/2017 cita que não podem ser beneficiários os que apresentarem renda de atividade não agrária maior que 3 salários mínimos mensais ou maior que 1 salário mínimo per capita.
B) De acordo com a Resolução Consema nº 372/2018 e alterações, as atividades Aduana; Oceanário/Zoológico e Hospitais não são consideradas de impacto local, e, portanto, não são licenciáveis pelos órgãos ambientais dos municípios do Rio Grande do Sul. Informação incorreta, alternativa CORRETA. A Resolução Consema nº 372/2018 cita as atividades Aduana, oceanário, zoológico e hospitais como empreendimentos que podem causar danos ambientais, necessitando de licenciamento ambiental.
C) Conforme Resolução CONAMA nº 01/86, entre as atividades sujeitas a EIA/RIMA estão: aterros sanitários, processamento e destino final de resíduos tóxicos ou perigosos. Informação correta, alternativa incorreta. A Resolução CONAMA nº 01/86, cita as atividades que necessitam de EIA/RIMA e, dentre elas, os aterros, processamento e destino final de resíduos tóxicos.
D) A Lei Federal nº 9.795/1999, que trata da Política Nacional de Educação Ambiental, considera como linhas de atuação inter-relacionadas: capacitação de recursos humanos; desenvolvimento de estudos, pesquisas e experimentações; produção e divulgação de material educativo; acompanhamento e avaliação. Informação correta, alternativa incorreta. A Lei Federal nº 9.795/1999, cita essas linhas de atuação interrelacionadas em seu artigo 8º, incisos de I a IV.
E) A Lei Federal nº 12.305/2010, que versa sobre a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, proíbe a importação de resíduos sólidos perigosos e rejeitos, bem como de resíduos sólidos cujas características causem dano ao meio ambiente, à saúde pública e animal e à sanidade vegetal, ainda que para tratamento, reforma, reuso, reutilização ou recuperação. Informação correta, alternativa incorreta. De acordo com a Lei Federal nº 12.305/2010, os resíduos perigosos e rejeitos devem ser distribuídos em locais que não causem risco à saúde ou ao meio ambiente.
Gabarito do Professor: B
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
hospitais.
B
A Resolução Consema nº 372/2018, com suas alterações, define as atividades de impacto local no Rio Grande do Sul e quais órgãos são responsáveis pelo licenciamento ambiental.
Atividades de impacto local:
- Aduana: não se enquadra como de impacto local, conforme a Resolução.
- Oceanário/Zoológico:
- Se for de pequeno porte e não envolver fauna nativa, não é de impacto local.
- Se for de grande porte ou envolver fauna nativa, precisa de licenciamento estadual.
- Hospitais:
- Hospitais de pequeno porte, sem geração de efluentes líquidos ou gasosos, não são de impacto local.
- Hospitais de grande porte ou que geram efluentes precisam de licenciamento estadual.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo