O Governo Federal criou programas para a Reabilitação Psicos...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q15286 Enfermagem
O Governo Federal criou programas para a Reabilitação Psicossocial de pessoas que sofrem de transtornos men- tais e também daquelas que sofrem de transtornos decor- rentes do uso de álcool e outras drogas. A iniciativa evi- dencia a importância da atenção à saúde mental e o enfer- meiro do trabalho pode colaborar nesse aspecto, incenti- vando o trabalhador para a
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a A - adesão ao tratamento em saúde mental, por meio de acompanhamento e orientações, em um trabalho interdisciplinar, quando necessário.

No contexto da saúde mental, especialmente no ambiente de trabalho, é crucial que profissionais, como o enfermeiro do trabalho, estejam preparados para incentivar e apoiar a adesão dos trabalhadores aos tratamentos de saúde mental. A interdisciplinaridade é uma abordagem importante, pois permite a colaboração entre diferentes profissionais de saúde para oferecer um cuidado mais abrangente e eficaz.

Agora, vamos analisar o porquê das outras alternativas estarem incorretas:

B - Esta alternativa sugere a busca pelo tratamento independente da escolha do trabalhador e sem interferência familiar. Contudo, a decisão e participação do indivíduo no seu tratamento são fundamentais para o sucesso terapêutico. Ignorar a escolha do trabalhador e a potencial contribuição familiar não é uma prática recomendada nos cuidados de saúde mental.

C - A proposta de participação em terapias comunitárias, visando à redução da confiança e autoestima, é claramente contrária aos objetivos da saúde mental. As terapias comunitárias têm o objetivo de aumentar a autoestima e a confiança, não reduzi-las.

D - Exaltar o impacto do agravo no núcleo familiar e exacerbar outros transtornos seria prejudicial e contraproducente. A saúde mental busca apoiar o bem-estar da pessoa e do seu entorno familiar, e não aumentar a carga de estresse.

E - A observação da prevalência do agravo pelo risco de não ser reconhecido como doença não se alinha com o incentivo à adesão ao tratamento. Embora o reconhecimento da doença seja importante, ele não substitui as ações voltadas para o tratamento efetivo.

Assim, a alternativa A é a única que reflete a prática adequada do enfermeiro do trabalho no contexto de saúde mental.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo