Segundo a Lei n° 9.504/97, a comprovação do cumprimento das...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A questão exige conhecimento sobre o local onde deve ser apresentada a comprovação do cumprimento das determinações da Justiça Eleitoral relacionadas a propaganda realizada em desconformidade com o disposto na Lei das Eleições no caso de candidatos a Governador e Senador da República.
2) Base legal [Lei das Eleições (Lei n.º 9.504/97)]
Art. 36. [...].
§ 5º. A comprovação do cumprimento das determinações da Justiça Eleitoral relacionadas a propaganda realizada em desconformidade com o disposto nesta Lei poderá ser apresentada no Tribunal Superior Eleitoral, no caso de candidatos a Presidente e Vice-Presidente da República, nas sedes dos respectivos Tribunais Regionais Eleitorais, no caso de candidatos a Governador, Vice-Governador, Deputado Federal, Senador da República, Deputados Estadual e Distrital, e, no Juízo Eleitoral, na hipótese de candidato a Prefeito, Vice-Prefeito e Vereador (incluído pela Lei nº 12.034/09).
3) Resumo didático
3.1) Representação em eleição presidencial (Presidente e Vice-Presidente da República): competência do Tribunal Superior Eleitoral;
3.2) Representação em eleição estadual ou do Distrito Federal (Governador, Vice-Governador, Deputado Federal, Senador da República, Deputados Estadual e Distrital): competência do Tribunal Regional Eleitoral; e
3.3) Representação em eleição municipal (Prefeito, Vice-Prefeito e Vereador): competência do Juízo Eleitoral
4) Exame da questão e identificação da resposta
Nos termos do art. 36, § 5.º, da Lei n.º 9.504/97, a comprovação do cumprimento das determinações da Justiça Eleitoral relacionadas a propaganda realizada em desconformidade com o disposto na referida Lei poderá ser apresentada no caso de candidatos a Governador e Senador da República na sede dos respectivos Tribunais Regionais Eleitorais.
Resposta: C.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Art. 36. A propaganda eleitoral somente é permitida após o dia 15 de agosto do ano da eleição. (Redação dada pela Lei nº 13.165, de 2015)
§ 5o A comprovação do cumprimento das determinações da Justiça Eleitoral relacionadas a propaganda realizada em desconformidade com o disposto nesta Lei poderá ser apresentada no Tribunal Superior Eleitoral, no caso de candidatos a Presidente e Vice-Presidente da República, nas sedes dos respectivos Tribunais Regionais Eleitorais, no caso de candidatos a Governador, Vice-Governador, Deputado Federal, Senador da República, Deputados Estadual e Distrital, e, no Juízo Eleitoral, na hipótese de candidato a Prefeito, Vice-Prefeito e Vereador. (Incluído pela Lei nº 12.034, de 2009)
Olá pessoal (GABARITO = LETRA C)
---------------------------------------------------------
Lei 9.504 (Lei das Eleições), Art. 36, § 5o A comprovação do cumprimento das determinações da Justiça Eleitoral relacionadas a propaganda realizada em desconformidade com o disposto nesta Lei poderá ser apresentada no Tribunal Superior Eleitoral, no caso de candidatos a Presidente e Vice-Presidente da República, nas sedes dos respectivos Tribunais Regionais Eleitorais, no caso de candidatos a Governador, Vice-Governador, Deputado Federal, Senador da República, Deputados Estadual e Distrital, e, no Juízo Eleitoral, na hipótese de candidato a Prefeito, Vice-Prefeito e Vereador.
---------------------------------------------------------
Fé em Deus, não desista.
Propaganda em desconformidade com a lei poderá ser apresentada:
Presidente e Vice Presidente - Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
Governador,Vice Governador, Deputados Federais e Estaduais e Senador - Tribunal Regional Eleitoral (TRE)
Prefeito, Vice Prefeito e Vereador - Juízo Eleitoral.
GAB. LETRA C
DESPENCA NA PROVA. Propaganda em desconformidade com a lei, poderá ser apresentada:
TSE: Presidente e Vice Presidente da República.
TRE: Governador, Vice Governador, Deputado Estadual, Federal e Distrital, Senador.
JUÍZO ELEITORAL: Prefeito, Vice Prefeito e Vereador.
JUÍZO ELEITORAL: (PV) Prefeito, Vice Prefeito e Vereador.
TSE: (P) Presidente e Vice Presidente da República.
TRE: (GDS) Governador, Vice Governador, Deputado Estadual, Federal e Distrital, Senador.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo