No que diz respeito ao conceito e ao tratamento de itens pa...
O montante dos estoques registrados no balanço não pode exceder o valor de realização desses ativos, devendo ser adotado o menor desses dois valores caso o valor do custo seja superior ao valor de mercado.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab E.
Leve como regra o CPC 16:
Valor de CUSTO ou VALOR REALIZÁVEL LÍQUIDO, dos dois o MENOR.
Caso a questão fale especificamente da lei:
Custo de aquisição x valor de mercado >>> Dos dois, o menor
Outras:
(CESPE / CEBRASPE - 2023 - TJ-ES) Valor de custo ou valor de mercado — dos dois, o menor: essa é a regra consagrada para a avaliação do valor dos itens mantidos em estoque. (errado)
(CESPE / CEBRASPE - 2021 - SEFAZ-CE)Quanto aos tipos de inventários, critérios e métodos de avaliação de estoques, julgue o item a seguir.
Independentemente do método de custeio adotado, a regra “custo ou mercado, dos dois o menor” sempre deve ser aplicada quando se verificar que o estoque pode não ser realizado pelo valor que se esperava. (errado)
Resposta: ERRADO
-----
Comentário:
A afirmação está errada, pois a norma contábil relacionada ao tratamento dos estoques (NBC TG 16) adota o critério do menor valor entre o custo e o valor de mercado, mas o valor de realização não é o mesmo que o valor de mercado. O valor de realização refere-se ao valor pelo qual o estoque pode ser vendido, enquanto o valor de mercado é o preço estimado de venda no mercado, que pode ser ajustado por custos de venda ou realização.
De acordo com as normas contábeis, os estoques devem ser avaliados pelo menor valor entre o custo e o valor de mercado, e não pelo menor valor entre o custo e o valor de realização. O valor de mercado é considerado o preço de venda estimado do item, ajustado pelos custos necessários para sua venda (como comissões ou despesas com transporte), enquanto o valor de realização é o montante esperado de recebimento pela venda do bem.
Fundamentação:
De acordo com a NBC TG 16 (Estoques), os itens devem ser avaliados pelo menor valor entre o custo e o valor de mercado, sendo o valor de mercado definido como o preço de venda no mercado, ajustado pelos custos estimados para a venda. A definição de "valor de mercado" é mais restrita do que "valor de realização", e é importante distinguir ambos os conceitos.
Conclusão: A afirmação está errada porque ela menciona o valor de realização no lugar do valor de mercado, o que configura um erro conceitual na aplicação do critério de avaliação dos estoques.
-----
* 1.700 QUESTÕES DE PORTUGUÊS, INÉDITAS E COMENTADAS, ESTILO CEBRASPE (CERTO ou ERRADO)
* 500 QUESTÕES DE PORTUGUÊS, INÉDITAS E COMENTADAS, ESTIDO FGV
* 500 QUESTÕES DE PORTUGUÊS, INÉDITAS E COMENTADAS, ESTIDO FCC
https://pay.kiwify.com.br/3FtABo6
Mensuração dos estoques: Custo ou Valor Realizável Líquido - Dos dois, o menor.
A questão trata a mensuração dos estoques como sendo o menor valor entre custo X valor de mercado.
Logo, questão errada.
Para a galera nova na matéria, é bom avisar que as questões mais antigas consideravam "CERTO" utilizar o termo "custo ou valor de mercado, dos dois o menor" devido à LEI No 6.404, DE 15 DE DEZEMBRO DE 1976. Todavia, questões mais recentes estão optando pelo entendimento do CPC, que utiliza o termo "custo ou valor realizável líquido, dos dois o menor". Inclusive, conforme visto nessa questão, a banca está utilizando, atualmente, como pegadinha o termo "valor de mercado".
ERRADO.
Leva o CPC tatuado no corpo para a prova
Mensuração do estoque:
Custo ou valor realizável líquido, dos dois o menor.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo