NÃO têm capacidade postulatória para atuar na Justiça Comum

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q111306 Direito Processual Civil - CPC 1973
NÃO têm capacidade postulatória para atuar na Justiça Comum
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos


RESPOSTA: LETRA C



A capacidade postulatória é a capacidade de fazer valer e defender as próprias pretensões ou as de outrem em juízo.

Em regra, tem capacidade postulatória o Ministério Público, o Defensor Público e o advogado, cf. artigo 36 do CPC.

Art. 36. A parte será representada em juízo por advogado legalmente habilitado. Ser-lhe-á lícito, no entanto, postular em causa própria, quando tiver habilitação legal ou, não a tendo, no caso de falta de advogado no lugar ou recusa ou impedimento dos que houver.;

São exceções, dentre outras, o "habeas corpus", impetrável por qualquer cidadão, conforme o artigo 654 do Código de Processo Penal Brasileiro; e as causas cíveis com valor menor do que vinte salários mínimos, que podem ser propostar pelos próprios interessados, cf. artigo 9º da Lei dos Juizados Especiais (Lei Federal n.° 9.099, de 26 de setembro de 1995).

Vale ressaltar que a capacidade postulatória é um pressuposto de validade processual, ou seja, sua falta gera a nulidade do processo.

FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Capacidade_postulatória

Errei a questão, mas após analisá-la com calma notei que

CAPACIDADE POSTULATÓRIA = JUS POSTULANDI

Acredito que isso deve ajudar quem errou tb.
O comentário do Renan está muito bom!
Complementando o comentário do colega Renan,  juiz alvo de exceção de suspeição ou de impedimento também possui capacidade postulatória para deduzir sua própria defesa, conforme art. 313 do CPC.
Complementando ainda mais, as partes no processo do trabalho têm capacidade postulatória independentemente do valor da ação, limitado esse jus postulandi até o TRT (i.e., caso a parte deseje levar o processo até o TST deverá necessariamente estar representada por advogado) e não se aplica à ação rescisória, cautelar e mandado de segurança (casos em que deverá também necessariamente estar representada por advogado) - Súmula 425/TST.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo