O professor pode superar uma concepção tradicional da apreci...
I - Utilizar a apreciação musical para instrumentalizar os estudantes à audição crítica e desenvolver as habilidades perceptivas, propiciando a compreensão e o julgamento, mediante novos tipos de experiências musicais.
II - Oferecer oportunidade para que os estudantes ampliem seus conhecimentos intuitivos e analíticos em relação às próprias execuções e às composições musicais produzidas na escola e em espaços não escolares.
III - Propor esquemas de avaliação pelos quais os estudantes podem demonstrar que entenderam o conteúdo ensinado, por meio da identificação dos compositores de cada exemplo do repertório trabalhado.
Está correto APENAS o que se afirma em
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Vamos comentar a questão apresentada, cujo gabarito é a letra D, que inclui as afirmativas I e II.
Tema Central: A questão trata do papel do professor na apreciação musical dentro do ambiente escolar, indo além de uma abordagem meramente histórica. A intenção é desenvolver uma prática pedagógica que fomente a escuta crítica e a compreensão musical.
Resumo Teórico: O ensino de música, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, visa a formação ampla do aluno, incentivando a apreciação crítica e a criatividade. A música não deve ser ensinada apenas como história, mas como uma prática interativa e reflexiva que desenvolve habilidades auditivas e críticas.
Justificativa da Alternativa Correta (D):
- I - Utilizar a apreciação musical para instrumentalizar os estudantes à audição crítica e desenvolver as habilidades perceptivas: Esta afirmativa é correta porque alinha-se com o objetivo de promover a escuta ativa e analítica, fundamental no desenvolvimento musical do estudante.
- II - Oferecer oportunidade para que os estudantes ampliem seus conhecimentos intuitivos e analíticos: Esta afirmativa também é correta, pois amplia o conceito de apreciação musical para incluir a análise e a criação musical, incentivando o estudante a aplicar seu conhecimento em diferentes contextos.
Análise das Alternativas Incorretas:
- III - Propor esquemas de avaliação pelos quais os estudantes podem demonstrar que entenderam o conteúdo ensinado, por meio da identificação dos compositores: Esta afirmativa está incorreta porque limita o processo de avaliação a um reconhecimento factual, desconsiderando a crítica musical e a aprendizagem experiencial, que são essenciais no ensino contemporâneo da arte.
Para responder essa questão, é importante interpretar corretamente as afirmativas, distinguindo entre uma abordagem tradicional e uma proposta pedagógica moderna que estimule o pensamento crítico e criativo dos alunos.
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Comentários
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A resposta vem com um pensamento não tradicional de música. Essa é uma questão da licenciatura, porém, mesmo eu tendo o bacharelado foi possível responder. O ensino tradicional consiste em leitura, execução de músicas, audições e entendimento histórico técnico. A resposta vem de encontro ao tradicional.
Opinião própria sobre o enunciado e alternativas
"...o professor deve inserir, em sua prática pedagógica, algumas condutas".
" ...audição crítica..." isso serve para aluno que gosta de funk poder criticar outras músicas.
"...ampliem seus conhecimentos intuitivos...próprias execuções e às composições musicais" serve para aluno indisciplinado que não quer aprender, então o professor deixa o aluno "bater'" nos pianos, desafinar os violões e estourar os tímpanos na bateria. E assim o Brasil vai indo nos piores lugares em educação.
Ótima análise, questões pessimamente elaboradas.
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