Em relação à despesa pública, julgue o item subsequente.Os r...
Em relação à despesa pública, julgue o item subsequente.
Os restos a pagar englobam as despesas que foram empenhadas e liquidadas durante um exercício financeiro, mas que não foram pagas até o dia 31 de dezembro desse mesmo exercício.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
CORRETO.
MCASP
São Restos a Pagar todas as despesas regularmente empenhadas, do exercício atual ou anterior, mas não pagas até 31 de dezembro do exercício financeiro vigente. Distingue-se dois tipos de restos a pagar: os processados (despesas já liquidadas); e os não processados (despesas a liquidar ou em liquidação).
GABARITO: CERTO
-----
Comentário:
A afirmativa está correta, pois faz referência aos restos a pagar processados, que são as despesas que, embora tenham sido empenhadas e liquidadas (ou seja, com a prestação do serviço ou entrega do bem comprovada), não foram pagas até o final do exercício financeiro (31 de dezembro).
Segundo o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), os restos a pagar processados referem-se às despesas que foram devidamente empenhadas e liquidadas durante o exercício financeiro, mas que não foram pagas até 31 de dezembro do mesmo exercício. Portanto, é importante destacar que, para ser considerado "resto a pagar processado", a despesa deve ter sido liquidada, ou seja, já foi verificada a realização do seu objeto, mas o pagamento não foi efetivado até o fim do exercício. Esses restos a pagar processados devem ser pagos no exercício seguinte.
De acordo com a Lei nº 4.320/1964, os restos a pagar estão divididos em duas categorias:
Restos a pagar processados: São as despesas que foram empenhadas, liquidadas e que, por algum motivo, não foram pagas até o final do exercício financeiro.
Restos a pagar não processados: Referem-se a despesas que não foram liquidadas até o final do exercício, ou seja, que ainda não passaram pela fase de comprovação de entrega ou prestação.
A fundamentação para a definição dos restos a pagar encontra-se na Lei nº 4.320/1964 e no MCASP. A classificação de restos a pagar processados e não processados visa assegurar que as obrigações assumidas pelo poder público sejam corretamente registradas e pagas, independentemente do exercício financeiro em que ocorreram.
Portanto, a afirmação está correta, pois o item descreve corretamente o conceito de restos a pagar processados, de acordo com a legislação vigente.
-----
* 1.700 QUESTÕES DE PORTUGUÊS, INÉDITAS E COMENTADAS, ESTILO CEBRASPE (CERTO ou ERRADO)
* 500 QUESTÕES DE PORTUGUÊS, INÉDITAS E COMENTADAS, ESTIDO FGV
* 500 QUESTÕES DE PORTUGUÊS, INÉDITAS E COMENTADAS, ESTIDO FCC
https://pay.kiwify.com.br/3FtABo6
Dentro de Restos a pagar que é o conceito amplo está inserido os não processados e os Processados ( que são despesas empenhadas , liquidadas e não pagas até 31 de dezembro.
Questão incompleta. DANE-SE, CESPE!
Restos a Pagar são todas as despesas regularmente empenhadas, do exercício atual ou anterior, mas não pagas até 31 de dezembro do exercício financeiro vigente.
Os Restos a Pagar são divididos em 2 tipos:
Restos a Pagar Processados: são as despesas empenhadas e não pagas até o encerramento do exercício que sofreram a liquidação. Empenhou, liquidou, mas não pagou.
Restos a Pagar Não Processados: são as despesas empenhadas e não pagas até o encerramento do exercício e que não sofreram a liquidação. Apenas empenhou, não liquidou e não pagou.
Restos a pagar processados = Empenho + liquidação + NÃO pagamento.
Restos a pagar não processados = Empenho + NÃO liquidação + NÃO pagamento
As despesas empenhadas, não liquidadas e não pagas (RPNP) ADVÊM de uma DESPESAS ORÇAMENTÁRIA e a sua INSCRIÇÃO constitui RECEITA EXTRA ORÇAMENTÁRIA.
Obs.: Existe ainda outra situação, que compreende as despesas não empenhadas: nesse caso, em exercício seguinte, serão enquadradas como despesas de exercícios anteriores.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo