Na modelagem de data warehouses, o uso de taxonomia facetada...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q80545 Banco de Dados
Acerca de data warehousing, data mining e OLAP (online
analytical processing
), julgue os itens que se seguem.

Na modelagem de data warehouses, o uso de taxonomia facetada como método de descrição multidimensional e agrupamento da informação por meio de seus assuntos ou atributos permite a análise de dados não estruturados em sua forma original.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para entender melhor o conceito em questão, é importante conhecer o que é uma taxonomia facetada. Ela pode ser descrita como um sistema de classificação hierárquico que organiza informações em categorias de alto nível, conhecidas como facetas. Essas facetas representam diferentes perspectivas ou dimensões de um certo domínio, estruturando os termos de um vocabulário controlado de maneira sistemática.

As facetas são implementadas para oferecer uma classificação multidimensional que torna possível a análise de dados não estruturados, permitindo que sejam explorados em análises diversas. Isso é extremamente útil na modelagem de data warehouses, onde a organização e a análise de grandes volumes de dados não estruturados são fundamentais.

Portanto, na modelagem de data warehouses, a utilização de uma taxonomia facetada é um método eficaz para descrever e agrupar informações de acordo com seus assuntos ou atributos, facilitando a análise de dados em sua forma original.

Gabarito da questão: C (certo)

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Não teve jeito, precisei procurar a definição de "taxonomia facetada" pra compreender a questão. Talvez ajude aos colegas.

Uma taxonomia facetada se constitui em um vocabulário controlado organizado em uma estrutura hierárquica conceitual, onde as categorias da taxonomia são sintetizadas em
um nível mais alto de classificação, chamado facetas.
As facetas de uma taxonomia podem ser construídas como perspectivas, pontos de vista ou dimensões de um domínio particular, provendo uma organização sistemática dos termos de um vocabulário controlado.

Assim, as facetas são
modeladas como dimensões para que os dados oriundos de diversas fontes de informação não estruturadas possam ser explorados nas análises.

Em [1], temos:

"Ao analisarmos os dados não-estruturados em sua forma original, precisamos de um mecanismo capaz de desempenhar o papel de auxílio exploratório."

Mais ainda: "... este papel pode ser desempenhado eficientemente por uma taxonomia facetada."

Referência:
[1] Uma abordagem multifacetada para exploração integrada de dados estruturados e não-estruturados em ambientes OLAP: http://teses2.ufrj.br/15/teses/735155.pdf

  • A palavra taxonomia vem de tassein, que significa "para classificar", e nomos, que significa "lei, ciência, administrar". Pode ser considerada um tipo de sistema de classificação: possibilita organizar e recuperar informação.
  • A taxonomia facetada permite que os dados possam ser armazenados e obtidos em um espaço de informação multidimensional por meio da combinação de "filtros" (pontos de vista, perspectivas) que realizam um estreitamento progressivo de escolhas em cada dimensão.
  • Exemplo de facetas de dados:
  • "Semana passada", "Ano passado" (baseada em tempo)
  • "Vídeo", "Foto" (tipo/fonte)

Mas DW não trabalha com dados estruturados? Seria a tal Taxonomia facetada um meio de estruturar?

Vala minha nossa senhora

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo