À luz do ECA, julgue o próximo item, a respeito do direito d...
À luz do ECA, julgue o próximo item, a respeito do direito das crianças e adolescentes à profissionalização e à proteção no trabalho.
Embora assegurado ao adolescente aprendiz o direito a
remuneração pelo trabalho, os direitos previdenciários
somente são reconhecidos ao maior de dezoito anos.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Art. 65. doECA - Ao adolescente aprendiz, maior de quatorze anos, são assegurados os direitos trabalhistas e previdenciários.
Gabarito Errado
GABARITO ERRADO.
ECA Art. 65. Ao adolescente aprendiz, maior de quatorze anos, são assegurados os direitos trabalhistas e previdenciários.
OBS:
- A proibição legal do trabalho infantil tem o objetivo de proteger as crianças, trazendo-lhe benefícios, mas ela não pode ser utilizada em seu prejuízo, mormente contra aqueles que foram obrigados a trabalhar durante a infância.
- o STJ, em acórdão do Ministro Napoleão Nunes Maia, reconheceu a possibilidade de contagem do tempo de trabalho infantil para fins de aposentadoria.
- Também na mesma linha já se posicionara a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal, no RE 600.616, quanto à possibilidade de concessão de salário-maternidade para adolescente que já exercia atividade laboral rural, mesmo sem ter alcançado a idade mínima para o trabalho.
- No mesmo sentido decidiu o Superior Tribunal de Justiça quanto à possibilidade da concessão de salário-maternidade à mãe indígena menor de 16 anos, objeto da Súmula 657.
- Os direitos trabalhistas do adolescente lhe são assegurados, e seu contrato de trabalho deverá ser anotado na CTPS. Férias são concedidas após período de 12 meses de atividade, devendo coincidir com o período de férias escolares (arts. 134 e 136 da CLT).
- O empregador deverá assegurar ao trabalhador adolescente tempo necessário para frequentar as aulas (art. 427 da CLT). Caso os pais constatem que o trabalho é prejudicial ao desenvolvimento do adolescente, poderão (deverão) rescindir o contrato de trabalho sem qualquer prejuízo.
Art. 65, ECA - Ao adolescente aprendiz, maior de quatorze anos, são assegurados os direitos trabalhistas e previdenciários.
Art. 65, ECA - Ao adolescente aprendiz, maior de quatorze anos, são assegurados os direitos trabalhistas e previdenciários.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo