Sabemos que, emocionalmente, o sujeito adolescente carrega c...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2085845 Pedagogia
Sabemos que, emocionalmente, o sujeito adolescente carrega consigo o peso de seu túnel mal cavado, ou seja, da delicada transição com suas crises, irrupções, confrontos, transbordamentos e conceitos instáveis que têm influenciado todo um modo contemporâneo de existência. A transmissão das tradições, dos valores, da memória e a responsabilidade por si e pelo outro, próprias do mundo adulto, têm sido fortemente interrogadas pelo mundo juvenil, mais do que em outros tempos. O hiperindividualismo, a inflação de imagens, a sociedade do espetáculo, a cultura do narcisismo e o imperativo da performance, como muitos afirmam, contribuem bastante para uma civilização ansiosamente jovem que, como tal, quer viver o presente sem se preocupar com o futuro e muito menos com o passado. Seu tempo é hoje, e isso não é sem consequência para nossos modos de subjetivação. Neste contexto, sobre a consequência para o desenvolvimento emocional e social do adolescente, analise as afirmativas a seguir.
I. O alongamento do tempo da adolescência de nosso século, seguramente, muito mais complexo e demandante de mais formação. Em geral, essa adolescência tem começado bem antes da puberdade.
II. O deslocamento das fontes de saber, já que no mundo tecnológico foi deslocado para a palma da mão. Já não é mais primazia dos pais, responsáveis, educadores, líderes adultos e outros mediadores a detenção desse saber, pois a tecnociência promete dizê-lo.
III. Os agrupamentos juvenis com identidades homogeneizantes ganharam um protagonismo sem igual nos dias de hoje. À medida que o laço com a família se afrouxa, é contestado ou repelido; o laço com pares da mesma idade torna-se uma necessidade vital, inclusive para espantar o medo da insignificância.
IV. As experiências da solidão, da toxicomania e da delinquência se tangenciam e têm mostrado ser bastante influentes na subjetivação de adolescentes e jovens adultos de nosso tempo.
Está correto o que se afirma em
Alternativas