Segundo Tadeu Chiarelli, em grande parte das pinturas de Por...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q196346 Pedagogia
Segundo Tadeu Chiarelli, em grande parte das pinturas de Portinari, o artista não está preocupado em retratar um brasileiro, mas “o” brasileiro. Ao superar a pintura regionalista que antecede o Modernismo, Portinari produziu uma obra que tem caráter nacional e moderno, não apenas pelos temas tratados, mas também por questões plásticas. Nos quadros O Mestiço e Lavrador de Café (ambos de 1934), os personagens são pintados em composições monumentais em que predominam os tons de marrom da paisagem e se destacam os campos cultivados ao fundo. Também no quadro Café (1934), a figura humana adquire formas escultóricas robustas, com o agigantamento das mãos e dos pés, recurso que reforça a ligação dos personagens com o mundo do trabalho e da terra. Portinari produziu um conjunto de afrescos para o Ministério da Educação e Cultura (MEC) entre 1936 e 1938, em que tratou da temática relativa aos ciclos econômicos do Brasil. Nessas obras, o artista utilizou recursos derivados da poética desenvolvida no Renascimento italiano. Sua admiração pela obra de Piero della Francesca pode ser observada nos gestos imobilizados dos personagens e no desdobramento da figura em vários momentos do trabalho.

Internet: < www.itaucultural.org.br > (com adaptações).

Infere-se do texto acima que Portinari, em suas composições,
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a C que afirma que Portinari criou uma pintura caracteristicamente nacional, com base em tipos brasileiros e com elementos geometrizados. Para compreender a questão e o motivo desta alternativa ser a correta, é necessário conhecer um pouco sobre as características da obra de Candido Portinari e o contexto histórico e artístico no qual ele estava inserido.

Portinari foi um dos mais importantes pintores brasileiros e sua obra foi marcada pela representação de temas nacionais, especialmente os ligados ao trabalho rural, às condições sociais e culturais do povo brasileiro. Ele se destacou por transcender o regionalismo, ou seja, não se limitava a retratar apenas uma região ou um aspecto do Brasil, mas buscava elementos que dialogassem com a identidade nacional como um todo.

Em pinturas como O Mestiço e Lavrador de Café, Portinari utiliza tons de marrom e composições monumentais que ressaltam tanto as pessoas quanto a paisagem cultivada, dessa forma, ele dá destaque à relação íntima entre o trabalho rural e a identidade nacional. A ênfase nas formas escultóricas robustas, como as mãos e pés aumentados, são recursos plásticos que acentuam a força e a importância dos trabalhadores rurais na construção do país.

A opção correta também menciona elementos geometrizados, que são característicos da modernidade na arte, uma busca por uma linguagem mais universal e abstrata que também se faz presente na obra de Portinari. Isso pode ser visto no modo como ele constrói suas figuras e espaços, com uma organização formal que remete a uma simplificação geométrica, mesmo que mantendo uma representação reconhecível.

Portanto, tendo em vista a descrição fornecida pelo texto e o entendimento da obra de Portinari, a alternativa C é a que melhor corresponde à abordagem do artista em suas composições, ao destacar a construção de uma pintura com caráter nacional, que retrata tipos brasileiros e incorpora elementos da modernidade artística.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo