A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão defini...
A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão definiu como pragas prioritárias aquelas de interesse econômico ou social que não estejam enquadradas como pragas quarentenárias, para as quais haja regulamentação e/ou ações em âmbito local.
Considere:
I. Ferrugem Asiática da Soja.
II. Nematoide do Cisto da Soja.
III. Ferrugem Alaranjada da Cana-de-açúcar.
IV. Bicudo do Algodoeiro.
V. Vespa da Galha do Eucalipto.
( ) Causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi. Provoca desfolha precoce, impedindo a completa formação dos grãos, com consequente redução da produtividade.
( ) Nematoide de Cisto de Soja − NCS (Heterodera glycines), foi detectado pela primeira vez no Brasil na safra de 1991/1992.
( ) Causada pelo fungo Puccinia kuehnii. Ataca certas variedades de Saccharum spp., interferindo na fotossíntese e na produtividade da planta.
( ) O Anthonomus grandis tem grande potencial de dano, com alta capacidade reprodutiva, elevado poder destrutivo, de difícil controle.
( ) Leptocybe invasa foi identificada no Brasil em meados de 2008. Desde de então se espalhou pelos principais Estados produtores, inclusive o Maranhão.
Associando as definições e seus significados, a sequência correta, de cima para baixo, é:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B - I − II − III − IV − V
Tema central da questão: Esta questão aborda o reconhecimento de pragas prioritárias na agricultura, especificamente no contexto da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão. O conhecimento necessário para resolver essa questão inclui a identificação de pragas agrícolas e seu impacto econômico e social.
A questão pede que associemos cada praga listada com sua descrição correspondente. Vamos analisar cada uma:
1. Ferrugem Asiática da Soja: Causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, provoca desfolha precoce na soja, afetando a formação dos grãos e reduzindo a produtividade. Isso corresponde à primeira descrição, associada ao item I.
2. Nematoide do Cisto da Soja: Descrito como o Nematoide de Cisto de Soja - Heterodera glycines, foi detectado pela primeira vez no Brasil na safra de 1991/1992. Esta descrição se alinha ao item II.
3. Ferrugem Alaranjada da Cana-de-açúcar: Causada pelo fungo Puccinia kuehnii, ataca variedades de Saccharum spp, interferindo na fotossíntese e produtividade. Essa é a terceira descrição, relacionando-se com o item III.
4. Bicudo do Algodoeiro: Anthonomus grandis é conhecido por seu alto potencial de dano e dificuldade de controle, descrito na quarta posição e correspondendo ao item IV.
5. Vespa da Galha do Eucalipto: Leptocybe invasa foi identificada no Brasil em 2008 e se espalhou por estados produtores, incluindo o Maranhão. Essa descrição é a última, associada ao item V.
Justificativas para as alternativas:
Alternativa A: A sequência V − I − II − III − IV está incorreta porque a descrição da Vespa da Galha do Eucalipto (V) não corresponde à primeira descrição.
Alternativa C: A sequência III − II − I − IV − V está incorreta porque a Ferrugem Alaranjada da Cana-de-açúcar (III) não é a primeira descrição.
Alternativa D: A sequência IV − I − II − V − III está incorreta pois o Bicudo do Algodoeiro (IV) não corresponde à primeira descrição.
Alternativa E: A sequência II − III − I − IV − V está incorreta porque o Nematoide do Cisto da Soja (II) não é a primeira descrição.
Conclusão: A alternativa B é a correta, pois a sequência de pragas e descrições está completamente alinhada.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo