A Abordagem Emmi Pikler considera que:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D - a autonomia do bebê deve ser promovida e reconhecida através da liberdade de movimentos, do brincar livre;
A abordagem Emmi Pikler é uma importante teoria dentro da Psicologia do Desenvolvimento, focada principalmente no desenvolvimento dos bebês. Pikler enfatiza a importância de proporcionar ao bebê autonomia em suas atividades diárias, especialmente por meio da liberdade de movimentos e do brincar livre. Essa abordagem defende que, ao permitir que a criança explore o ambiente por conta própria, sem intervenções excessivas, ela desenvolve habilidades motoras, cognitivas e emocionais de forma mais natural e saudável.
Vamos agora analisar cada alternativa para entender melhor o porquê da alternativa D ser a correta e as outras serem incorretas:
Alternativa A - o desempenho livre de papéis psicodramáticos amplia a espontaneidade e a criatividade;
Essa alternativa está mais relacionada ao Psicodrama, uma abordagem terapêutica desenvolvida por Jacob Levy Moreno. O psicodrama utiliza a dramatização e os papéis para promover o autoconhecimento e a espontaneidade, mas não se relaciona diretamente com a abordagem de Emmi Pikler sobre o desenvolvimento infantil.
Alternativa B - pontos de couraças aprisionam a bioenergia e impedem o livre fluxo energético pelo corpo;
Esta alternativa refere-se à teoria de Wilhelm Reich, que aborda conceitos de energia vital e tensões no corpo (as chamadas "couraças"). Novamente, isso não tem relação com a abordagem de Pikler, que se concentra no desenvolvimento da autonomia e liberdade de movimentos do bebê.
Alternativa C - a ação energética dos espectros luminosos restabelece o equilíbrio entre corpo e mente;
Esta afirmação está associada a terapias alternativas como a cromoterapia, que utiliza as cores para promover o equilíbrio e a saúde. Emmi Pikler não aborda questões energéticas ou terapias com espectros luminosos em sua teoria sobre o desenvolvimento infantil.
Alternativa E - o paciente deve ser desenvolvido continuamente a cada sessão, mudando gradativamente ações e pensamentos.
Essa alternativa fala de um processo terapêutico contínuo, que pode ser aplicado em diversas abordagens psicoterapêuticas, mas não está relacionada especificamente à abordagem de Pikler, que se foca no desenvolvimento autônomo e natural do bebê através do brincar livre e dos movimentos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Essa abordagem reúne fundamentos para o trabalho coletivo com bebês e crianças, seja qual for o contexto. Parte do respeito e da confiança no desenvolvimento natural das crianças. E também favorece a criação do vínculo, tão essencial entre a crianaça e o adulto.
Fonte: https://desafiosdaeducacao.grupoa.com.br/ensinar-bebes-abordagem-pikler/.
A Abordagem Emmi Pikle é voltada para a educação de bebês até os três anos de idade e visa estimular a independência do bebê a partir do brincar livre e autônomo.
A - Incorreta. A definição do item descreve a terapia baseada nos princípios do Psicodrama.
B - Incorreta. A definição do item descreve a terapia baseada nos princípios de Wilhelm Reich, onde o corpo, energia e a mente são trabalhados em conjunto.
C - Incorreta. A definição do item descreve o processo terapêutico baseado nos princípios da Cromoterapia.
D - Correta. A definição do item é caracterizado pelos princípios de Emmi Pikle, ou seja, seus princípios básicos são movimento livre, autonomia e cuidados.
E - Incorreta. A definição do item descreve a terapia baseada nos princípios da Terapia Cognitivo-Comportamental.
Gabarito: D
É por meio do brincar que a criança experimenta o mundo e se desenvolve, por isso ele é tão vital quanto respirar. (...) os principais conceitos para o desenvolvimento integral das crianças: estabelecimento de vínculo, respeito ao movimento livre e a autonomia, com foco no brincar. Para isso (os especialistas na abordagem Pikler) sugerem práticas que favorecem a habilidade inata do bebê, como o preparo de um ambiente para a exploração, a seleção e a organização dos brinquedos para cada fase (...)
Fonte: Pikler.com.br
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo