O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) fo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2277200 Enfermagem
O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) foi desenvolvido entre 1990 e 1993, e regulamentado em 1998, por meio da Portaria nº 1.882/1997, tornando obrigatória a alimentação regular da base de dados nacional pelos Municípios, Estados e Distrito Federal.
(Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/svsa/vigilancia-de-doencas-cronicas-nao-transmissiveis/sistemas-deinformacao-em-saude. Acesso em: 09/08/2023.)

Sobre o Sinan, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Sistema de Informação de Agravos de Notificação - Sinan

A) Correta- O Sinan é alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória.

B) Correta- A Ficha Individual de Notificação (FIN) é preenchida pelas unidades assistenciais para cada paciente quando da suspeita da ocorrência de problema de saúde de notificação compulsória ou de interesse nacional, estadual ou municipal. Caso não ocorra nenhuma suspeita de doença, as unidades de saúde precisam preencher o formulário de notificação negativa, que tem os mesmos prazos de entrega

C) Correta- É facultado a estados e municípios incluir outros problemas de saúde importantes em sua região, difilobotríase no município de São Paulo. Sua utilização efetiva permite a realização do diagnóstico dinâmico da ocorrência de um evento na população, podendo fornecer subsídios para explicações causais dos agravos de notificação compulsória, além de vir a indicar riscos aos quais as pessoas estão sujeitas.

D) Incorreta- A questão solicita a alternativa incorreta sobre o SINAN. A alternativa propõe que o SINAN é alimentado unicamente pela notificação de doenças e agravos confirmados que constam da Lista Nacional de Doenças de Notificação Compulsória, estando incorreta, o Sistema de Informação de Agravos de Notificação - Sinan é alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória, mas é facultado a estados e municípios incluir outros problemas de saúde importantes em sua região, difilobotríase no município de São Paulo. Sua utilização efetiva permite a realização do diagnóstico dinâmico da ocorrência de um evento na população, podendo fornecer subsídios para explicações causais dos agravos de notificação compulsória, além de vir a indicar riscos aos quais as pessoas estão sujeitas, contribuindo assim, para a identificação da realidade epidemiológica de determinada área geográfica. .

E) Correta- Caso os municípios não alimentem o banco de dados do Sinan, por dois meses consecutivos, são suspensos os recursos do Piso de Assistência Básica - PAB, conforme Portaria N.º 1882/GM de 16/12/1997.


Gabarito: Letra D


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A opção D é a incorreta e, portanto, a resposta correta para a pergunta. A afirmação de que "O Sinan é alimentado unicamente pela notificação de doenças e agravos confirmados que constam da Lista Nacional de Doenças de Notificação Compulsória" é errada porque o sistema não se limita apenas a doenças e agravos confirmados na Lista Nacional. De fato, o Sinan coleta dados de uma grande variedade de doenças e agravos, inclusive aqueles que não estão na lista mencionada. Além disso, o sistema também é utilizado para o acompanhamento de surtos e epidemias, tornando sua atuação mais ampla do que a simples notificação de doenças confirmadas. Portanto, a alternativa D é a incorreta, pois limita erroneamente o escopo de atuação do Sinan.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo