O governo pretende retomar a mineração de um importante elem...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1279537 Atualidades
O governo pretende retomar a mineração de um importante elemento químico em território nacional, que teve a exploração paralisada nos últimos cinco anos. O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse ao jornal O Estado de S. Paulo (07.10.2019) que esse não é apenas um desejo do governo, mas uma decisão política que será adotada. A expectativa é iniciar os trabalhos na mina do Engenho, em Caetité, na Bahia, até o fim deste ano (2019).
(Exame. Disponível em: https://bit.ly/2PjYHx3. Acesso em 22.10.2019. Adaptado)
A mineração será retomada para explorar reservas de
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão pede que seja apontado o minério que deve voltar a ser explorado, depois de cinco anos de paralização. É preciso ler atentamente o trecho fornecido pois ele informa acerca de uma retomada de exploração! 
Esta informação é importante para indicar o minério. A resposta não pode ser um minério ou cuja produção não foi interrompida, nem um minério que não está disponível no Brasil É preciso, para responder corretamente, algum conhecimento dos minérios que são considerados estratégicos e qual a produção da mina do Engenho, em Caetité, na Bahia, já que a mina de Cachoeira, na Bahia, em 2015, teve a sua produção interrompida por ser economicamente inviável
 Sendo assim foi autorizada à Comissão Nacional de Energia Nuclear a exploração do minério em questão na mina do Engenho. A exploração do urânio é necessária, porque ele é a matéria prima para o combustível utilizado nas usinas nucleares. O ministro alega, em reportagem, que caso a produção não seja autorizada, haverá dificuldade de orçamento para a exploração e o seguimento da Usina de Angra 3. 
A) INCORRETA – A produção de nióbio é feita em Minas Gerais e o minério não tem relação direta com questões referentes à usinas nucleares.
B) INCORRETA – O actínio é um mineral radioativo encontrado junto com o urânio em pequenas partículas. 
C) INCORRETA – O césio é um mineral radioativo encontrado nos Estados Unidos e no Continente Africano.
D) INCORRETA – O Plutônio é obtido como um subproduto do trabalho dos reatores nucleares e é extremamente tóxico.
E) CORRETA – O Urânio é o mineral radioativo utilizado como combustível nas usinas nucleares. O Ministro de Minas e Energia anunciou que, em 2019, será retomada a exploração de urânio em território nacional. O objetivo é ampliar o programa nuclear brasileiro.  
RESPOSTA : E

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gbarito E

achei que fossee niobio

Governo decide retomar mineração de urânio e ampliar programa nuclear

SEGUE O LINK DA MATÉRIA ACESSADO EM 26-07-2020 PRA QUEM QUISER LER A MATÉRIA.

https://exame.com/brasil/governo-decide-retomar-mineracao-de-uranio-e-ampliar-programa-nuclear/

Nuclear: Brasil tem a sétima maior reserva geológica de urânio do mundo (Isac Nóbrega/PR/Flickr)

"Após cinco anos, o governo pretende retomar a mineração de  em território nacional como estratégia para ampliar o  brasileiro. O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse ao jornal O Estado de S. Paulo que esse não é apenas um desejo do governo, mas uma decisão política que será adotada. A expectativa é iniciar os trabalhos na mina do Engenho, em Caetité, na Bahia, até o fim deste ano.

A exploração será feita unicamente pela estatal Indústrias Nucleares do Brasil (INB), mas a ideia do governo, diante das restrições do Orçamento para realizar investimentos, é firmar parcerias com a iniciativa privada para explorar o potencial de urânio em território nacional.

Com apenas um terço do território prospectado, – atrás de Austrália, Casaquistão, Canadá, Rússia, África do Sul e Nigéria. O urânio é matéria-prima para o combustível utilizado em usinas nucleares, e sua exploração é monopólio constitucional da União. Hoje, apenas a estatal INB pode atuar na área.

Mas o governo avalia que é possível firmar parcerias em casos específicos, particularmente quando a presença de urânio é minoritária em uma reserva. É o caso da mina de Santa Quitéria, no Ceará, em que há 90% de fosfato e 10% de urânio."

Fonte: https://exame.com/brasil/governo-decide-retomar-mineracao-de-uranio-e-ampliar-programa-nuclear/

.

Reservas, Extração e Beneficiamento de Urânio no Brasil

"Com cerca de 30% do território prospectado, o Brasil possui atualmente a sexta maior reserva de urânio do mundo. As reservas nacionais são estimadas em 309.200 toneladas. Desse total, 46% estão localizados no Município de Itatiaia, no Ceará, e 33%, no Estado da Bahia, nos municípios de Lagoa Real e Caetité (...).

O urânio é um metal branco-níquel, pouco menos resistente que o aço, encontrado nas rochas da crosta terrestre. Sua principal aplicação comercial é a geração de energia elétrica, como combustível para reatores nucleares de potência. Para isso, passa por uma série de estágios e processos, dentre os quais a mineração, o beneficiamento e a produção do elemento combustível, composto por pastilhas de dióxido de urânio (UO2) (INB, 2001).

O primeiro complexo mínero-industrial de urânio no Brasil foi instalado em 1982, no Município de Caldas, no sul de Minas Gerais (INB, 2001). Segundo a referida fonte, desde o início de sua operação, a unidade de Caldas produziu cerca de 1.300 toneladas de concentrado de urânio (U3O8) - o suficiente para o suprimento de Angra I e de programas de desenvolvimento tecnológico. Esgota a capacidade de produção de Caldas, do ponto de vista da viabilidade econômica, passou-se a explorar a unidade de Lagoa Real, permanecendo em Caldas apenas o beneficiamento. A produção de elementos combustíveis é feita em Rezende-RJ, onde há duas unidades produtoras."

Fonte: site ANEEL sobre Reservas, Extração e Beneficiamento de Urânio no Brasil

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo