A Resolução CFP nº 6, de 29 de março de 2019, institui regra...
A Resolução CFP nº 6, de 29 de março de 2019, institui regras para a elaboração de documentos escritos produzidos pelo(a) psicólogo(a) no exercício profissional.
Relacione as modalidades de documentos psicológicos com sua descrição:
1. Atestado Psicológico
2. Relatório
3. Laudo Psicológico
4. Parecer
( ) resultado de um processo de avaliação psicológica, com finalidade de subsidiar decisões relacionadas ao contexto em que surgiu a demanda. Apresenta informações técnicas e científicas dos fenômenos psicológicos, considerando os condicionantes históricos e sociais da pessoa, grupo ou instituição atendida;
( ) pronunciamento por escrito, que tem como finalidade apresentar uma análise técnica, respondendo a uma questão-problema do campo psicológico ou a documentos psicológicos questionados;
( ) documento que visa a comunicar a atuação profissional do(a) psicólogo(a) em diferentes processos de trabalho já desenvolvidos ou em desenvolvimento, podendo gerar orientações, recomendações, encaminhamentos e intervenções pertinentes à situação descrita no documento, sem finalidade de produzir diagnóstico psicológico;
( ) documento que certifica, com fundamento em um diagnóstico psicológico, uma determinada situação, estado ou funcionamento psicológico, com a finalidade de afirmar as condições psicológicas de quem, por requerimento, o solicita.
A ordem correta, de cima para baixo, é:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (9)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: D - 3, 4, 2, 1
Vamos entender melhor o tema da questão e como abordá-lo. A Resolução CFP nº 6, de 29 de março de 2019, estabelece as diretrizes para a elaboração de documentos escritos pelos psicólogos. Esses documentos são importantes para comunicar resultados de avaliações, análises e intervenções no contexto profissional. Cada tipo de documento tem uma finalidade específica e é fundamental que o psicólogo saiba diferenciá-los.
Agora, vamos justificar a alternativa correta e discutir as alternativas incorretas:
1. Laudo Psicológico (1ª posição): é o documento que resulta de um processo de avaliação psicológica, com a finalidade de subsidiar decisões relacionadas ao contexto em que surgiu a demanda. Ele apresenta informações técnicas e científicas dos fenômenos psicológicos, considerando os condicionantes históricos e sociais da pessoa, grupo ou instituição atendida.
2. Parecer (2ª posição): é um pronunciamento por escrito que tem como finalidade apresentar uma análise técnica, respondendo a uma questão-problema do campo psicológico ou a documentos psicológicos questionados.
3. Relatório (3ª posição): é um documento que visa comunicar a atuação profissional do psicólogo em diferentes processos de trabalho já desenvolvidos ou em desenvolvimento. Ele pode gerar orientações, recomendações, encaminhamentos e intervenções pertinentes à situação descrita no documento, sem a finalidade de produzir diagnóstico psicológico.
4. Atestado Psicológico (4ª posição): é um documento que certifica, com fundamento em um diagnóstico psicológico, uma determinada situação, estado ou funcionamento psicológico, com a finalidade de afirmar as condições psicológicas de quem o solicita.
Vamos analisar agora por que as outras alternativas estão incorretas:
A - 2, 4, 3, 1: A ordem começa incorrecta trocando Relatório (2) por Laudo Psicológico (3), alterando assim todo o resto da ordem correta.
B - 3, 2, 4, 1: Aqui, Parecer (4) está na posição incorreta (3ª), ao invés de Relatório (2), que deveria estar na 3ª posição.
C - 3, 2, 1, 4: Nesta alternativa, Parecer (4) e Atestado Psicológico (1) estão trocados, o que também invalida a ordem correta.
E - 2, 1, 4, 3: A alternativa começa com Relatório (2) ao invés de Laudo Psicológico (3), e Atestado Psicológico (1) também está fora de lugar.
É fundamental conhecer bem as definições e finalidades dos diferentes documentos psicológicos, conforme estabelecido pelas resoluções do Conselho Federal de Psicologia, para responder corretamente a esse tipo de questão.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
3 4 2 1 - Laudo, Parecer, Relatório e Atestado.
Gab D
Laudo resultado de um processo de avaliação psicológica, com finalidade de subsidiar decisões relacionadas ao contexto em que surgiu a demanda. Apresenta informações técnicas e científicas dos fenômenos psicológicos, considerando os condicionantes históricos e sociais da pessoa, grupo ou instituição atendida;
Parecer pronunciamento por escrito, que tem como finalidade apresentar uma análise técnica, respondendo a uma questão-problema do campo psicológico ou a documentos psicológicos questionados;
Relatório documento que visa a comunicar a atuação profissional do(a) psicólogo(a) em diferentes processos de trabalho já desenvolvidos ou em desenvolvimento, podendo gerar orientações, recomendações, encaminhamentos e intervenções pertinentes à situação descrita no documento, sem finalidade de produzir diagnóstico psicológico;
Atestado documento que certifica, com fundamento em um diagnóstico psicológico, uma determinada situação, estado ou funcionamento psicológico, com a finalidade de afirmar as condições psicológicas de quem, por requerimento, o solicita.
Segundo a Resolução CFP nº 6, de 29 de março de 2019:
1. Atestado Psicológico
2. Relatório
3. Laudo Psicológico
4. Parecer
( 3 ) resultado de um processo de avaliação psicológica, com finalidade de subsidiar decisões relacionadas ao contexto em que surgiu a demanda. Apresenta informações técnicas e científicas dos fenômenos psicológicos, considerando os condicionantes históricos e sociais da pessoa, grupo ou instituição atendida;
( 4 ) pronunciamento por escrito, que tem como finalidade apresentar uma análise técnica, respondendo a uma questão-problema do campo psicológico ou a documentos psicológicos questionados;
( 2 ) documento que visa a comunicar a atuação profissional do(a) psicólogo(a) em diferentes processos de trabalho já desenvolvidos ou em desenvolvimento, podendo gerar orientações, recomendações, encaminhamentos e intervenções pertinentes à situação descrita no documento, sem finalidade de produzir diagnóstico psicológico;
( 1 ) documento que certifica, com fundamento em um diagnóstico psicológico, uma determinada situação, estado ou funcionamento psicológico, com a finalidade de afirmar as condições psicológicas de quem, por requerimento, o solicita.
3, 4, 2, 1
Gabarito: D
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo