O porto é o atracadouro, terminal ou fundeadouro que possibi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q34438 Direito Marítimo
Julgue os itens seguintes relativos a gestão portuária, meio
ambiente e cargas perigosas.

O porto é o atracadouro, terminal ou fundeadouro que possibilita o carregamento e o descarregamento de carga. Granel é a mercadoria embarcada ou desembarcada sem embalagem ou acondicionamento de qualquer espécie, diretamente nos compartimentos da embarcação ou em caminhões-tanque sobre a embarcação. Portanto, o terminal que embarca e desembarca carros-tanque, pelo sistema RO-RO, é um porto graneleiro.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Bulk Cargo:Carga a granel, carga solta e sem qualquer acondicionamento, podendo ser sólida ou líquida.

Bulk Carrier:Graneleiro, tipo de navio especializado no transporte de carga sólida a granel, possuindo para isso porões amplos, desobstruídos e de forma especial para "assentar " a carga estivada.

Bulk Container:Espécie de container com aberturas (escotilhas) no teto, usado para acondicionar carga sólida a granel.

RO-RO / Roll On - Roll Off:Tipo de navio com uma rampa na popa ou na proa, por onde veículos (com carga ou vazios) são por ela transportados, entram e saem de bordo diretamente do/para o cais.

http://www.amello.com.br/terminologia2.htm
----------


A Mercadoria e a Embalagem

mercadoria, quanto ao estado físico, é classificada em: Sólido (arroz, barras de metal, trigo, etc.), Líquido (azeites, lubrificantes, petróleo, etc.) e Gasoso (acetileno, hidrogênio, oxigênio, etc.). As mercadorias gasosas são transportadas em estado líquido, em navios apropriados.

Quanto à natureza, a mercadoria é classificada em:

a) Granel Líquido – todo líquido transportado diretamente nos porões do navio, sem embalagem e em grandes quantidades e que é movimentado em dutos por meio de bombas. Ex: álcool, gasolina, suco de laranja, melaço, etc.

b) Granel sólido – todo sólido fragmentado ou grão transportado diretamente nos porões do navio, sem embalagem e em grandes quantidades e que é movimentado por transportadores automáticos, tipo pneumático ou de arraste e similares ou aparelhos mecânicos, tais como eletroímã ou caçamba automática. Ex: carvão, sal, trigo em grão, minério de ferro, etc.

c) Carga geral – toda mercadoria de uma maneira geral embalada, mas que pode vir sem embalagem, solta num determinado estágio industrial, e que necessita de arrumação (estivagem) para ser transportada num navio, refrigerado ou não. Como exemplo de mercadorias embaladas (packed), tem-se: amarrado/atado (wirebound), bobina/rolo (bobbin), caixote aramado (wirebound Box). Como exemplo de mercadoria que não necessita de embalagem, citam-se: animais vivos, chapas de ferro, madeira, pedras em bloco, pneus soltos, veículos, tubos de ferro, etc.

Tipos de Navios

De uma forma geral o nome que se dá para os navios projetados para o transporte de cargas é de navio cargueiro. De acordo com a especialização das cargas que ele transporta ele pode ser chamado de:

1- Graneleiro – São os construídos especialmente para o transporte de cargas a granel. Suas características estruturais diferem caso se destinem ao transporte de graneis sólidos pesados (minérios), graneis leves (cereais) e graneis líquidos (petróleo, gases ou químicos;

2- Cargueiro – São navios projetados para o transporte de cargas.

http://dc307.4shared.com/doc/MjW8SbDj/preview.html

GABARITO: CERTO.

Gabarito: Certo. Mas é importante informar que este conteúdo não está na legislação, o filtro está equivocado.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo