As agências reguladoras são entidades criadas com o objetivo...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (41)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Quanto à natureza jurídica das agências reguladoras, trata-se de autarquias. Como sabemos, as autarquias integram a Administração Indireta e são criadas a partir de um processo de descentralização.
Gabarito do Professor: A
-------------------------------------
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 33. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2019.p. 519.Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
DesCENtralização consiste na Administração Direta deslocar, distribuir ou transferir a prestação do serviço para a Administração a Indireta ou para o particular. Note-se que, a nova Pessoa Jurídica não ficará subordinada à Administração Direta, pois não há relação de hierarquia, mas esta manterá o controle e fiscalização sobre o serviço descentralizado.
DesCONcentração é a distribuição do serviço dentro da mesma Pessoa Jurídica, no mesmo núcleo, razão pela qual será uma transferência com hierarquia.
(https://lfg.jusbrasil.com.br/noticias/1126602/qual-a-diferenca-entre-descentralizacao-e-desconcentracao)
Complementando o que disseram os colegas, as AGÊNCIAS REGULADORAS possuem a natureza jurídica de AUTARQUIA. Portanto, tratam-se de entes criados por meio de DESCENTRALIZAÇÃO, e não de DESCONCENTRAÇÃO.
Desse modo, nota-se que a alterantiva correta é a Letra A.
Gabairto letra B
*DESCENTRALIZAÇÃO; distribui funções para outras pessoas, física ou jurídica e não há hierarquia
*DESCENTRALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA é a administração direta transferindo algumas de suas atribuições para a indireta criadas especificamente para esse fim.
AGÊNCIAS REGULADORAS.
Entidade administrativas com alto grau de especialização técnica, integrantes da estrutura formal da administração pública, instituídas como autarquias sob regime especial, com a função de regular um setor específico de atividade econômica ou um determinado serviço público, ou de intervir em certas relações jurídicas decorrentes dessas atividades, que devem atuar com a maior autonomia possível relativamente ao poder executivo e com imparcialidade perante as partes interessadas (estado, setores regulados e sociedade).
Não é uma qualificação.
*São autarquias sob-regime especiais (não há obrigatoriedade). São entidades da administração indireta. GABARITO
Correta, A
A Agência Reguladora nada mais é do que uma Autarquia em Regime Especial, sendo assim, formada mediante o processo denominado de Descentralização, também integrando a Adm.Pública Indireta.
Não Confundir:
-> Agência reguladora: Autarquia em regime especial criada por lei -> integra a adm.pública indireta.
-> Agência executiva: Qualificação dada por ato do executivo à autarquia ou fundação públicas -> por meio de contrato de gestão, e não lei específica.
pessoal, porque a autorização estaria errada? a lei não autoriza a sua criação? ou ela cria propriamente? grata.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo