Os fenômenos cadavéricos são úteis para o diagnóstico da mo...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (15)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A) CORRETA - A putrefação cadavérica (classificada, segundo Borri, como fenômeno TRANSFORMATIVO) consiste na decomposição fermentativa da matéria orgânica por ação de diversos germes e alguns fenômenos daí decorrentes. Entre os mais influentes fatores que interferem na decomposição cadavérica destacam-se a temperatura, a areação, a umidade do ar, o peso do corpo, as condições físicas, a idade do morto e a causa da morte.Além disso devem ser consideradas também a ação bacteriana e a atividade dos insetos necrófagos. Também pode interferir na aceleração da decomposição de partes do cadáver a presença de uma ferida ou lesão na pele, servindo assim de porta de entrada às larvas. A putrefação é mais rápida nos recém-nascidos e nas crianças do que nos adultos. Quanto mais obeso é o indivíduo, mais rapidamente progride a putrefação. Pode-se definir como marcha da putrefação: mancha verde abdominal -- gases de putrefação -- liquefação -- esqueletização (nesta, em que ocorre a putrilagem - resto das vísceras) Fonte: Medicina Legal - França - 2011 - 9ª Ed.
B) INCORRETO - FENÔMENOS TRANSFORMATIVOS CONSERVADORES:
CORIFICAÇÃO - Processo transformativo que dá ao cadáver um aspecto de COURO, em decorrência de desidratação.
MUMIFICAÇÃO - Decorre da falta de umidade
SAPONIFICAÇÃO - Também conhecida como ADIPOCERA- comum em covas com mais de um indivíduo. Ocorre em ambiente muito úmido, quente e pouco arejado. Cadáver fica com aspecto mole, untuoso, lembrando um sabão ou cera.
C) INCORRETO - Vide resposta letra B
D) INCORRETO - Os fenômenos abióticos se dividem em imediatos e consecutivos/tardios. No entanto, apenas os fenômenos abióticos tardios é que indicam certeza da morte. Não é à toa que o art. 162 do CPP considera o prazo de 6 (seis) horas para que seja realizada a biópsia. - Sinais de probabilidade da morte (abióticos)- a) sinais imediatos: perda da consciência, sinal de Josat/insensibilidade, imobilidade, abolição do tônus muscular, fase hipocrática, relaxamento dos esfíncteres, inexcitabilidade elétrica e cessação da respiração Sinais tardios: evaporação tegumentar/desidratação dos tecidos, resfriamento cadavérico/algor mortis, livores cadavéricos/livor mortis/livores hipostáticos, rigidez cadavérica/rigor mortis
E) INCORRETO - VIDE RESPOSTA DA LETRA D
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab. A
ahahah.. questão cômica Gabarito A ..mas será que se o corpo estiver em estado de putrefação já morreu ??
Ja vi gente podre andando de metrô...
Na minha cidade também tem uns usuários de crack em estado de putrefação mas ainda estão vivos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo