Julgue os itens subsecutivos, relativos às políticas pública...
A avaliação de uma política pública deve ser realizada após o término de sua implementação, uma vez que não é possível realizar controle parcial.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: E (errado)
A questão em foco aborda a avaliação de políticas públicas, um tema fundamental na Gestão de Políticas Públicas. Para entender plenamente a questão, é importante compreender alguns pontos chave sobre o processo de avaliação.
Primeiramente, vamos esclarecer a ideia central da questão: a afirmação sugere que a avaliação só pode ser realizada após o término da implementação de uma política pública, descartando a possibilidade de um controle parcial ou contínuo durante o processo.
Esse entendimento está incorreto. Na realidade, a avaliação de políticas públicas pode e deve ser feita em diferentes fases do ciclo da política pública. Existem basicamente três tipos de avaliação:
- Avaliação ex-ante: realizada antes da implementação, visando prever os possíveis impactos e resultados.
- Avaliação de processo (ou formativa): realizada durante a implementação, com o intuito de monitorar se a política está sendo executada conforme o planejado e possibilitar ajustes necessários.
- Avaliação ex-post (ou sumativa): realizada após a conclusão da política, para verificar se os objetivos foram alcançados e quais foram os impactos efetivos.
Portanto, afirmar que "não é possível realizar controle parcial" durante a implementação de uma política pública está errado. O controle e a avaliação contínuos são essenciais para garantir a eficácia e a eficiência da política, permitindo correções de rumo quando necessário.
Esse acompanhamento contínuo é conhecido como monitoramento. Ele envolve a coleta sistemática de dados sobre as atividades em andamento, ajudando a identificar problemas e a ajustar as estratégias para alcançar os objetivos estabelecidos.
Espero que esta explicação tenha esclarecido suas dúvidas sobre o tema e a importância de realizar avaliações em diferentes fases das políticas públicas.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
ERRADA
A avaliação pode ser prévia (ex ante), concomitante (formativa, intermediária) e posterior (somativa, ex post). Assim, nada impede que se faça uma avaliação parcial antes ou durante a implementação da política pública.
http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/suframa-recursos-e-comentarios-administracao-publica/
O controle é feito em todas as etapas!!!
Errada!
Outras que ajudam a responder:
(CESPE – SERPRO – ANALISTA – 2013)
Na avaliação, as dimensões relevantes de um programa devem ser comparadas antes e depois da intervenção, a fim de se comprovar a efetivação das mudanças esperadas.
GABARITO: CERTO.
(CESPE – TJ-AC – ANALISTA – 2012)
Os tipos de controle são o preliminar, que ocorre antes das operações iniciarem; o simultâneo, que ocorre enquanto os planos estão sendo implementados; e o de feedback, que enfoca o uso da informação sobre os resultados, no intuito de corrigir desvios em relação aos parâmetros aceitáveis.
GABARITO: CERTO.
Errado.
No ciclo de políticas públicas existe a fase do ACOMPANHAMENTO (que precede à fase de Avaliação).
Avaliação in-itinere.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo