A qualidade e a quantidade das águas foram fatores important...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1799272 História e Geografia de Estados e Municípios
A qualidade e a quantidade das águas foram fatores importantes para a determinação do local onde seria construída a capital do Brasil. A respeito desse assunto, julgue o item seguinte.
No Distrito Federal ocorre um fenômeno hidrográfico de dispersão de águas atípico, pois nele encontram-se nascentes de rios que pertencem a três bacias hidrográficas distintas.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Errado

A questão se refere ao fenômeno das águas emendadas, da união de duas grandes bacias hidrográficas do Brasil: Tocantins/Araguaia e Paraná, em uma vereda de 6 km de extensão. Dessa vereda nascem afluentes que drenam suas águas para as bacias desses dois grandes rios brasileiros.

Justificativa CEBRASPE (Gabarito Preliminar) - Disponível no site da banca.

JUSTIFICATIVA - ERRADO. O fenômeno hidrográfico encontrado no DF corresponde à dispersão das águas, porém, ocorre quando a água flui, a partir de um mesmo ponto, para lados opostos. Trata-se de águas emendadas. O nome águas emendadas foi atribuído devido ao fato de haver, em seu interior, uma nascente que origina dois córregos que vão a direções opostas. Trata-se dos Córregos Brejinho e Vereda Grande, que têm, respectivamente, suas águas escoando rumo ao Rio Paraná e ao Rio Tocantins. Eles cooperam para a formação das duas maiores bacias hidrográficas da América Latina, que são a Platina e a Amazônica.

CESPE. JUSTIFICATIVA - ERRADO. O fenômeno hidrográfico encontrado no DF corresponde à dispersão das águas, porém, ocorre quando a água flui, a partir de um mesmo ponto, para lados opostos. Trata-se de águas emendadas. O nome águas emendadas foi atribuído devido ao fato de haver, em seu interior, uma nascente que origina dois córregos que vão a direções opostas. Trata-se dos Córregos Brejinho e Vereda Grande, que têm, respectivamente, suas águas escoando rumo ao Rio Paraná e ao Rio Tocantins. Eles cooperam para a formação das duas maiores bacias hidrográficas da América Latina, que são a Platina e a Amazônica

—————————————————————————————————————————————————————

(Bloco - 350 Questões Inéditas de Conhecimentos sobre o Distrito Federal)

Questão 64. No Distrito Federal existem três bacias hidrográficas: bacia hidrográfica dos afluentes do Rio Preto, Maranhão e Paranaíba, as quais integram, respectivamente, as regiões hidrográficas São Francisco, Tocantins/Araguaia e Paraná. 

Justificativa. No Distrito Federal existem três bacias hidrográficas: Bacia hidrográfica dos afluentes do Rio Preto, Maranhão e Paranaíba. Estas bacias integram as regiões hidrográficas São Francisco, Tocantins/Araguaia e Paraná, respectivamente. Correta.

Fonte: http://cbhparanaibadf.com.br/2020/09/11/conheca-as-bacias-hidrograficas-que-compoem-o-distrito-federal-bacia-do-rio-preto

Questão 68. A Bacia do Rio Preto é responsável por ser o maior manancial para abastecimento no Distrito Federal, responsável pelo abastecimento de 65% da população.

Justificativa. Sub-bacia do Rio Descoberto: Constituída pelo Rio Descoberto, Córrego Rodeador, Ribeirão das Pedras, Rio Melchior e Ribeirão Engenho das Lajes.

Compreende as RAs de Brazlândia, Taguatinga, Ceilândia e Samambaia e parte dos municípios goianos Santo Antônio do Descoberto e Águas Lindas de Goiás.Essa região sofre com a pressão da expansão urbana e conflitos referentes às atividades agrícolas extensivas e intensivas.

De acordo com o Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF, a barragem do Rio Descoberto é responsável por 96% da produção do sistema Descoberto, sendo o maior manancial utilizado para abastecimento no DF e responsável pelo abastecimento de 65% da população. Errada.

Fonte: https://cbhpretodf.com.br/conheca-as-bacias-hidrograficas-que-compoem-o-distrito-federal-bacia-do-rio-paranaiba/  

Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

bons estudos!

Então o erro foi o "três", que deveria ser duas.

Minha contribuição.

A Estação Ecológica de Águas Emendadas foi criada em 12/8/1968 pelo Decreto n° 771. Inicialmente era uma Reserva Biológica, depois alçada à condição de Estação Ecológica pelo Decreto n° 11.137 de 16 de junho de 1988. Nela ocorre o fenômeno da união de duas grandes bacias hidrográficas do Brasil: Tocantins/Araguaia e Paraná, em uma vereda de 6 km de extensão. Dessa vereda nascem afluentes que drenam suas águas para as bacias desses dois grandes rios brasileiros. Essa característica faz dela um dos acidentes geográficos de maior expressão existentes no território nacional. Na Estação encontra-se a Lagoa Bonita. Sua área de Cerrado, praticamente intacta, abriga fauna ameaçada de extinção, como a anta, a suçuarana e o lobo-guará, apesar de estar circundada por ocupações urbanas e atividades rurais, sendo de grande importância para realização de pesquisas científicas, dado o enorme patrimônio genético ali existente.

Fonte: Estratégia

Abraço!!!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo