Considere as seguintes assertivas a respeito da seguridade s...
I. As receitas dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios destinadas à seguridade social constarão dos respectivos orçamentos, integrando o orçamento da União.
II. São isentas de contribuição para a seguridade social as entidades beneficentes de assistência social que atendam às exigências estabelecidas em lei.
III. A pessoa jurídica em débito com o sistema da seguridade social, como estabelecido em lei, não poderá contratar com o Poder Público nem dele rece ber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios.
IV. Nenhum benefício ou serviço da seguridade social poderá ser criado ou majorado sem a correspondente fonte de custeio total, mas poderá, no entanto, ser estendido.
De acordo com a Constituição Federal, está correto o que consta APENAS em
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (20)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar cada assertiva da questão sobre seguridade social à luz da Constituição Federal e explicar por que a alternativa correta é a letra E.
Assertiva I: "As receitas dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios destinadas à seguridade social constarão dos respectivos orçamentos, integrando o orçamento da União."
Essa assertiva está incorreta. Segundo a Constituição Federal, as receitas de seguridade social dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios devem constar de seus próprios orçamentos, não integrando o orçamento da União. O orçamento da União é distinto e não inclui as receitas dos entes federados para a seguridade social.
Assertiva II: "São isentas de contribuição para a seguridade social as entidades beneficentes de assistência social que atendam às exigências estabelecidas em lei."
Essa assertiva está correta. Conforme o Art. 195, §7º, da Constituição Federal, as entidades beneficentes de assistência social que cumpram as exigências legais são isentas de contribuição para a seguridade social. Um exemplo prático seria uma organização sem fins lucrativos que oferece serviços de saúde gratuita e cumpre todos os requisitos legais para obter essa isenção.
Assertiva III: "A pessoa jurídica em débito com o sistema da seguridade social, como estabelecido em lei, não poderá contratar com o Poder Público nem dele receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios."
Essa assertiva está correta. De acordo com o Art. 195, §3º, da Constituição, empresas em débito com o sistema de seguridade social estão impedidas de contratar com o Poder Público e de receber incentivos fiscais ou creditícios.
Assertiva IV: "Nenhum benefício ou serviço da seguridade social poderá ser criado ou majorado sem a correspondente fonte de custeio total, mas poderá, no entanto, ser estendido."
Essa assertiva está incorreta. O Art. 195, §5º, determina que nenhum benefício ou serviço pode ser criado, majorado ou estendido sem a correspondente fonte de custeio. Ou seja, a extensão de um benefício também requer uma fonte de custeio definida.
Portanto, a alternativa correta é a E, que inclui apenas as assertivas II e III como corretas.
Estratégia para a Resolução: Quando você se deparar com questões sobre seguridade social, busque identificar as regras específicas da Constituição Federal a respeito de orçamentos, isenções e restrições. Preste atenção em palavras que podem denotar totalidade, como "nenhum" e "sem", pois frequentemente indicam a necessidade de atenção aos detalhes.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
I - As receitas dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios destinadas à seguridade social constarão dos respectivos orçamentos, integrando o orçamento da União. ERRADA (NÃO INTEGRA O ORÇAMENTO DA UNIÃO). art. 195 §1º CF/88
II. São isentas de contribuição para a seguridade social as entidades beneficentes de assistência social que atendam às exigências estabelecidas em lei.CORRETA art. 195 §7º CF/88
III. A pessoa jurídica em débito com o sistema da seguridade social, como estabelecido em lei, não poderá contratar com o Poder Público nem dele rece ber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios.CORRETA art. 195 §3º CF/88
IV. Nenhum benefício ou serviço da seguridade social poderá ser criado ou majorado sem a correspondente fonte de custeio total, mas poderá, no entanto, ser estendido.ERRADA (O PRINCÍPIO DA PREEXISTÊNCIA DO CUSTEIO NÃO ADMITE EXCEÇÃO. OBJETIVO DESTE PRINCÍPIO: EQUILÍBRIO DAS CONTAS DA SEG. SOC.) art. 195 §5º CF/88
Bons Estudos!
II - correto - vide art. 195, § 7º, CF
III - correto - vide art. 195, § 3º, CF
Quanto aos demais itens:
I - errado - As receitas dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios destinadas à seguridade social constarão dos respectivos orçamentos,(não) integrando o orçamento da União.
IV - errado - Nenhum benefício ou serviço da seguridade social poderá ser criado, ou majorado (ou estendida) sem a correspondente fonte de custeio total., mas poderá, no entanto, ser estendido.
(Sêneca)
As receitas dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios destinadas à seguridade social constarão dos respectivos orçamentos,
Justificativa: CF/88 art. 195 Parágrafo 1°
II. Verdadeiro
CF/88 art. 195 Parágrafo 7°
III. Verdadeiro
CF/88 art. 195 Parágrafo 3°
IV. Falso
Nenhum benefício ou serviço da seguridade social poderá ser criado ou majorado sem a correspondente fonte de custeio total,
Justificativa: CF/88 art. 195 Parágrafo 5°
Gabarito (E)
(Fundação Copia e Cola com suas ideias...)
Art. 195 - A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais:
(...)
§ 7º - São isentas de contribuição para a seguridade social as entidades beneficentes de assistência social que atendam às exigências estabelecidas em lei. [Leia-se 'são imunes a']" (Eduardo Sabbag)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo