Os pacientes que correm risco de elevação da pressão intrac...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2400594 Medicina
Os pacientes que correm risco de elevação da pressão intracraniana (PIC) devem ser tratados com um conjunto orientador de princípios e estratégias de tratamento conhecido como “precauções da PIC”, que tentam evitar uma maior elevação da pressão e diminuir seus efeitos a jusante. São consideradas medidas coerentes no manejo da PIC, exceto:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é A - Uso de anticonvulsivante profilático.

Vamos entender o tema da questão e as justificativas para cada alternativa:

Pacientes com risco de elevação da pressão intracraniana (PIC) necessitam de cuidados específicos para evitar complicações graves. As "precauções da PIC" envolvem medidas que visam controlar e reduzir a pressão intracraniana para prevenir danos ao tecido cerebral e efeitos adversos subsequentes.

O uso de anticonvulsivante profilático (Alternativa A) não é uma medida de manejo direto da PIC. Embora anticonvulsivantes possam ser usados em casos específicos, seu uso profilático em todos os pacientes com risco de aumento da PIC não é uma prática padrão e, portanto, é considerado incoerente no contexto do manejo da PIC.

As demais alternativas são medidas reconhecidas para o manejo da PIC:

B - Hiperventilação e sedação: A hiperventilação pode reduzir temporariamente a PIC ao causar vasoconstrição cerebral, diminuindo o volume sanguíneo intracraniano. A sedação ajuda a reduzir a atividade cerebral e o consumo de oxigênio, contribuindo para o controle da pressão.

C - Solução salina hipertônica: A administração de solução salina hipertônica é uma técnica usada para reduzir a PIC, pois ajuda a retirar líquido do cérebro por osmose, diminuindo o edema cerebral e, consequentemente, a pressão intracraniana.

D - Hemicraniectomia: Esta é uma intervenção cirúrgica onde uma parte do crânio é removida para permitir que o tecido cerebral inchado se expanda para fora, reduzindo assim a pressão intracraniana. É uma medida mais invasiva, mas eficaz em casos graves.

Portanto, a alternativa A - Uso de anticonvulsivante profilático é a opção incorreta como medida coerente no manejo da PIC.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa A, Uso de anticonvulsivante profilático. O uso de anticonvulsivantes profiláticos não é uma medida diretamente relacionada ao manejo da pressão intracraniana (PIC). Embora as convulsões possam aumentar transitoriamente a PIC, a profilaxia com anticonvulsivantes não tem como objetivo primário a redução da PIC, mas sim a prevenção de convulsões em pacientes com risco de crises epilépticas, como aqueles com lesões cerebrais traumáticas. As outras opções (B, C e D) são medidas efetivamente associadas à gestão da PIC. A hiperventilação e sedação podem ser utilizadas para diminuir o metabolismo cerebral e, assim, reduzir a PIC. A solução salina hipertônica age osmoticamente para extrair água do tecido cerebral e reduzir o edema, diminuindo a PIC. A hemicraniectomia é um procedimento cirúrgico que remove uma parte do crânio, permitindo a expansão do tecido cerebral inchado e, consequentemente, a diminuição da PIC. Portanto, o uso profilático de anticonvulsivantes não é uma medida para o manejo da PIC, mas sim para a prevenção de convulsões em contextos específicos.

alternativa incorreta: A - Uso de anticonvulsivante profilático.

justificativa

O uso de anticonvulsivante profilático não é uma medida típica para o manejo da pressão intracraniana (PIC) elevada, a não ser em situações específicas onde há um risco claro de convulsões. O tratamento da PIC elevada foca em medidas que diretamente afetam a dinâmica do cérebro e da circulação sanguínea para evitar o aumento da pressão. Anticonvulsivantes podem ser indicados em casos com histórico de convulsões, mas não fazem parte das intervenções padrão para controle da PIC em si.

análise das demais alternativas

[B]: Hiperventilação e sedação - Correto, hiperventilação pode reduzir a pressão intracraniana por meio da diminuição da concentração de CO2 no sangue, o que causa vasoconstrição cerebral. A sedação também pode ser usada para reduzir a atividade cerebral e, assim, controlar a PIC.

[C]: Solução salina hipertônica - Correto, a solução salina hipertônica é uma medida eficaz no tratamento da PIC elevada, pois reduz o volume cerebral através da osmose, diminuindo o edema cerebral.

[D]: Hemicraniectomia - Correto, em casos graves de aumento da PIC, uma hemicraniectomia (remoção de parte do crânio) pode ser realizada para dar espaço ao cérebro inchado, ajudando a diminuir a pressão.

resumo

O uso de anticonvulsivantes profiláticos não faz parte do conjunto padrão de medidas para manejo da pressão intracraniana elevada, ao contrário das demais opções apresentadas.

pontos chave

  • Anticonvulsivantes não são um tratamento padrão para a elevação da PIC, exceto em casos específicos com risco de convulsões.
  • Medidas como hiperventilação, solução salina hipertônica e hemicraniectomia são estratégias eficazes no manejo da PIC elevada.
  • O tratamento visa reduzir a pressão e proteger as estruturas cerebrais.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo