Descrição de conhecimento e experiência acumulados, uma sol...
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Alternativa Correta: E - Padrão de projeto
Os padrões de projeto, ou design patterns em inglês, são descrições de soluções generalistas para problemas recorrentes em design de software. Eles não são implementações diretas, mas sim guias que capturam a experiência acumulada de desenvolvedores experientes. Essas soluções são documentadas de maneira que possam ser reutilizadas por outros desenvolvedores em diferentes contextos.
A questão aborda o tema ao descrever uma solução eficiente e reutilizável para problemas específicos, característica fundamental dos padrões de projeto. Para resolvê-la, é necessário compreender os conceitos de reutilização, boas práticas de design e a importância da experiência prévia na criação de software.
Vamos agora discutir as alternativas incorretas:
A - Framework
Um framework é uma estrutura de código reutilizável que serve como base para a construção de aplicações. Ele fornece um esqueleto onde a lógica do aplicativo pode ser personalizada. Apesar de frameworks incorporarem boas práticas e soluções, eles são mais específicos e menos generalizáveis do que os padrões de projeto, além de serem implementações mais completas.
B - Linha de produto de software
Uma linha de produto de software refere-se a um conjunto de programas que compartilham um conjunto comum de características, desenvolvidos a partir de uma base comum de software. O foco aqui é na reutilização de componentes e variações em diferentes produtos, mas isso não se enquadra na definição de captura de experiência de design e solução reutilizável para problemas comuns.
C - Gerador de programa
Um gerador de programa é uma ferramenta que cria código a partir de especificações de alto nível. Ele automatiza partes do processo de desenvolvimento, mas não captura a experiência ou as boas práticas de design de uma forma reutilizável para diferentes problemas, como fazem os padrões de projeto.
D - Desenvolvimento baseado em componentes
Desenvolvimento baseado em componentes é uma abordagem de desenvolvimento de software onde os sistemas são construídos a partir de componentes pré-existentes. Embora promova a reutilização, não se foca em capturar e documentar a experiência de design de uma forma que possa ser reutilizada em diferentes contextos, como é o caso dos padrões de projeto.
Portanto, a alternativa E é a que melhor corresponde à descrição fornecida na questão, pois os padrões de projeto são justamente a captura de experiências de design que podem ser reutilizadas para resolver problemas recorrentes em desenvolvimento de software.
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Interessante, também, a visão do Christopher Alexander, sobre padrões em Arquitetura, quando o mesmo diz:
"Cada padrão descreve um problema que ocorre repetidas vezes em nosso ambiente, e então descreve o núcleo da solução para aquele problema, de tal maneira que pode-se usar essa solução milhões de vezes sem nunca fazê-la da mesma forma duas vezes"
Vamos em frente!
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