Uma questão do tipo A interação é simples? jamais deve ser u...
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Gabarito comentado
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Alternativa correta: E - errado
Explicação:
A engenharia de usabilidade é uma área que se concentra em garantir que os sistemas e interfaces sejam fáceis e eficientes de usar. Para avaliar a usabilidade de um sistema, diversos métodos e perguntas são utilizados para identificar potenciais problemas e melhorias.
A questão apresentada refere-se a uma pergunta específica: "A interação é simples?". Essa pergunta pode ser extremamente útil em avaliações de usabilidade, pois simplicidade de interação é um dos principais critérios para determinar se um sistema é fácil de usar.
Justificativa da alternativa correta:
Marcar a afirmação como errada está correto, pois a pergunta "A interação é simples?" é, de fato, uma ferramenta válida e importante na avaliação da usabilidade de um sistema. Essa questão pode ajudar a identificar se os usuários conseguem realizar suas tarefas de maneira intuitiva e sem dificuldades desnecessárias.
Por que as alternativas incorretas estão erradas:
Não há alternativas adicionais fornecidas, mas vale ressaltar que qualquer alternativa que sugira que a simplicidade da interação não é relevante para a usabilidade seria incorreta. A simplicidade é um dos pilares da usabilidade, juntamente com outros critérios como eficiência, eficácia e satisfação do usuário.
Em resumo, perguntas como "A interação é simples?" são essenciais no processo de avaliação de usabilidade e contribuem significativamente para o desenvolvimento de sistemas mais acessíveis e fáceis de usar.
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Pressman, 6ed, pg268
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Outra fonte para questão:
Dez regras heurísticas de usabilidade segundo Nielsen que são:
§Visibilidade do estado atual do sistema: O sistema deve manter o usuário avisado do que está acontecendo por trás dos processos, por meio de feedbacks em tempo hábil. O uso de barras de progressos e avisos textuais, por exemplo, é uma prática muito utilizada.
§Correlação entre o sistema e o mundo real: O sistema deve conter uma analogia ao mundo real, usando um dialeto conhecido por um usuário. Utilizar a frase “Erro na transação SQL na thread 502, a query sofreu um rollback, e foi cancelada” é muito técnico, a mesma mensagem pode obedecer a esta proposta com a frase “Não foi possível enviar seus dados para serem armazenados, consulte a ajuda sobre o erro 109″.
§Controle versus liberdade do usuário: O sistema deve ser capaz de prever possíveis erros do usuário, quando selecionam opções erradas. O sistema deve ter mecanismos que possam desfazer os erros inseridos pelos usuários.
§Controle e Consistência: O usuário não deve ter que se preocupar em deduzir que palavras e situações diferentes podem significar a mesma coisa. Ele deve entender e ter certeza.
§Prevenção de Erros: Uma boa interface não é aquela que exibe boas mensagens de erros, e sim, as que evitam em sua maioria.
§Reconhecimento ao invés de memorização: Uma interface usual, também é aquela que não exige que o usuário memorize todas as funções, objetos e ações de uma tela, qualquer texto explicativo ou disposição que não dê dúvidas ao usuário é bem vindo!
§Flexibilidade e eficiência de uso: Deve ser permitido que usuários possam personalizar ou programar as ações mais freqüentes. Teclas aceleradoras (teclas de atalho) devem ser implementados para serem usadas por usuários mais experientes.
§Projeto estético e minimalista: Toda a informação em uma caixa de dialogo, mensagem, tela, balão deve ser extremamente objetivo, evitando conteúdo não útil ou pouco usual, isso confunde ou desacelera o uso do produto.
§Suporte aos usuários no reconhecimento, diagnostico e recuperação de erros: Mensagensde erros devem ser claras, objetivas, sem códigos, devem expor o local exato do erro, se houve perdas e sugerir soluções.
§Informações de ajuda e documentação: Não restam dúvidas que uma boa documentação faz com que os problemas sejam dirimidos rapidamente, evitando ligações para o suporte técnico ou banco de ajuda (HelpDesk).
Que viagem...
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