Acerca da concepção e da evolução histórica dos direitos hum...
Ainda antes de Cristo, foram lançados os primeiros fundamentos intelectuais da igualdade essencial entre todos os homens e, por conseguinte, da afirmação da existência de direitos universais.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (56)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
“Aristóteles afirmou que a igualdade só se mostra possível diante de uma sociedade que embora diversa como a natureza também é, trate cada desigual com desigualdade com o intuito de construir entre eles a equiparação, ou seja, gradativamente pôr fim a linha tênue entre que liga a desigualdade a certas circunstâncias. O conceito dado por Aristóteles perpetuou-se no tempo, partiu da Grécia, chegou a Roma, passou pelo Cristianismo, foi parte importante nos debates que deram origem a Revolução Francesa, bem como aos Direitos Humanos"
Fonte: O Princípio Da Igualdade Aristotélico E Os Seus Debates Atuais Na Sociedade Brasileira. Disponível em: https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/download/1258/1058/4630 e Aristóteles e o direito – Disponível em: https://enciclopediajuridica.pucsp.br/verbete/11/edicao-1/aristoteles-e-o-direito
Gabarito do professor: CERTO
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito Certo
Vemos manifestações da igualdade e liberdade no período axial e no período seguinte que abrange o Reino de Davi, na democracia de Atenas e no período republicano em Roma.
Prof. Ricardo Torques
Bons Estudos!
''Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.'' II Timóteo 1:7
- JUSTIFICATIVA - CERTO. É a partir do período axial que o ser humano passa a ser considerado, pela primeira vez na história, em sua igualdade essencial, como ser dotado de liberdade e razão, não obstante as múltiplas diferenças de sexo, raça, religião ou costumes sociais. Lançavam-se, assim, os fundamentos intelectuais para a compreensão da pessoa humana e para a afirmação da existência de direitos universais, porque a ela inerentes.
engraçado que em atenas a igualdade era apenas para os cidadãos atenienses.
leio, leio e leio e nao consigo compreender! kkkk
Gabarito CERTO.
Ainda antes de Cristo, foram lançados os primeiros fundamentos intelectuais da igualdade essencial entre todos os homens e, por conseguinte, da afirmação da existência de direitos universais.
.
.
Se você analisar a idade de vários filósofos fundamentais, verá que a grande parte é de antes de Cristo (a.C.), e todos foram essenciais para as afirmações dos direitos humanos contemporâneos.
Por exemplo, Aristóteles (384 a 322 a.C.) afirmou que a igualdade só se mostra possível diante de uma sociedade que embora diversa como a natureza também é, trate cada desigual com desigualdade com o intuito de construir entre eles a equiparação, ou seja, gradativamente pôr fim a linha tênue entre que liga a desigualdade a certas circunstâncias.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo