Leia o caso a seguir. Paciente C., sexo masculino, 21 anos,...
Paciente C., sexo masculino, 21 anos, chega ao pronto atendimento para ser avaliado. Trata-se de um estudante de medicina, que, há cerca de 5 dias, iniciou quadro de alteração do comportamento, dizendo que é dotado de poder de reconhecer a verdade por trás das escrituras bíblicas, e já sabe toda a literatura médica. Segue dizendo que tem uma missão, que se resume a salvar a todos os pecadores. Durante a avaliação, por várias vezes, C. para de falar e permanece olhando para o lado, desconfiado. Diz que recebe ordens explícitas para jejuar e salvar os outros. Às vezes, na entrevista, levanta-se da cadeira, mostrando-se como em êxtase. Ao exame, não apresenta alteração do humor, com pensamento não linear. A família esclarece que o quadro se iniciou há cerca de 10 dias, com isolamento e insônia.
Elaborado pelo(a) autor(a).
A conduta terapêutica para esse caso é iniciar
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema Central da Questão:
O tema central dessa questão envolve o diagnóstico e o tratamento de um quadro agudo de psicose, possivelmente relacionado a transtornos como a Esquizofrenia ou um Episódio Psicótico Breve. O paciente apresenta delírios (crenças de que possui poderes especiais), alucinações auditivas (ouvindo ordens) e alterações de comportamento (êxtase e desconfiança), o que requer intervenção psiquiátrica.
Alternativa Correta: D - Olanzapina, em monoterapia, com duração de 6 semanas para avaliar eficácia terapêutica.
A escolha da Olanzapina como tratamento é apropriada devido à sua eficácia no controle de sintomas psicóticos agudos e seu perfil de efeitos colaterais. A duração de 6 semanas é uma prática comum para avaliar a resposta ao tratamento em casos agudos, permitindo observar melhorias nos sintomas do paciente.
Olanzapina é um antipsicótico atípico frequentemente utilizado para tratar sintomas de esquizofrenia e episódios psicóticos agudos, agindo sobre diferentes neurotransmissores no cérebro para reduzir delírios e alucinações.
Justificativa das Alternativas Incorretas:
A - Clozapina, em monoterapia, com duração de 6 semanas para avaliar eficácia terapêutica. - A clozapina é geralmente reservada para casos resistentes a outros tratamentos devido ao seu potencial para causar efeitos colaterais graves, como agranulocitose. Não é a primeira escolha para episódios agudos de psicose.
B - Haloperidol, associado à Quetiapina, com duração de 4 semanas para avaliar eficácia terapêutica. - O Haloperidol é um antipsicótico típico que pode ser eficaz, mas tem um maior risco de efeitos extrapiramidais. Além disso, a combinação com Quetiapina não é uma prática comum para manejo inicial de psicose aguda, especialmente em jovens.
C - Risperidona, em monoterapia, com duração de 3 semanas para avaliar eficácia terapêutica. - Embora a Risperidona seja um antipsicótico atípico eficaz, o tempo de avaliação proposto de 3 semanas pode ser insuficiente para observar uma resposta terapêutica completa em um episódio psicótico agudo.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo