A respeito do termo “riu”, presente em “Mas todo mundo riu”...
Leia o texto a seguir e responda à questão:
Quando a Vó me recebeu nas férias, ela me apresentou aos amigos: Este é meu neto. Ele foi estudar no Rio e voltou de ateu. Ela disse que eu voltei de ateu. Aquela preposição deslocada me fantasiava de ateu. Como quem dissesse no Carnaval: aquele menino está fantasiado de palhaço. Minha avó entendia de regências verbais. Ela falava de sério. Mas todo mundo riu. Porque aquela preposição deslocada podia fazer de uma informação um chiste. E fez. E mais: eu acho que buscar a beleza nas palavras é uma solenidade de amor. E pode ser instrumento de rir. De outra feita, no meio da pelada um menino gritou: Disilimina esse, Cabeludinho. Eu não disiliminei ninguém. Mas aquele verbo novo trouxe um perfume de poesia à nossa quadra. Aprendi nessas férias a brincar de palavras mais do que trabalhar com elas. Comecei a não gostar de palavra engavetada. Aquela que não pode mudar de lugar. Aprendi a gostar mais das palavras pelo que elas entoam do que pelo que elas informam. Por depois ouvi um vaqueiro a cantar com saudade: Ai morena, não me escreve / que eu não sei a ler. Aquele a preposto ao verbo ler, ao meu ouvir, ampliava a solidão do vaqueiro.
Trecho de Manuel de Barros, em Memórias
inventadas: a infância. São Paulo: Planeta, 2003.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (9)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
(A) O verbo está conjugado incorretamente, pois deveria estar no plural, visto que “todo mundo” significa “muitas pessoas” no plural.
R.: O verbo está conjugado corretamente. Não deveria estar no plural, visto que "todo mundo" é uma coletividade de pessoas em dada situação. As palavras variáveis que concordarem com um substantivo coletivo deverão manter-se no singular.
(B ) Trata-se do verbo “rir”, utilizado incorretamente, pois existe somente o verbo “sorrir” em língua portuguesa, devendo ser eliminada a forma “rir”.
R.: Absurdo. "Rir" é tão verbo quanto "sorrir". :)
(C) O verbo deveria estar conjugado no futuro, e não no passado, visto que o texto trata de memórias da infância do autor.
R.: Negativo. O verbo está corretamente conjugado no pretérito perfeito do indicativo, pois refere-se a um fato ocorrido.
(D) Apesar da expressão corresponder a “muitas pessoas”, “todo mundo” está no singular, o que faz com que o verbo seja conjugado corretamente também no singular. [GABARITO]
R.: Vide a resposta da alternativa A.
------------------------------
Boa sorte e bons estudos.
Termos de sentido coletivo como 'todo mundo' ou ' a multidão' pedem concordância do verbo no SINGULAR.
GAB-D
Pretérito Perfeito do Indicativo
concorda com sujeito todo mundo
GABARITO - D
Mas todo mundo riu
Quem riu ?
Todo mundo (sujeito)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo