Considerando os sentidos e aspectos linguísticos do texto ac...
Da leitura do texto conclui-se que a ação da polícia depende diretamente da ação dos ocupantes de cargos políticos na sociedade, os responsáveis pelos “fatores estruturais e organizacionais” (L.5-6) que definem a atividade policial.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (17)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Errado, conclui-se do texto que elas estão "INTIMAMENTE LIGADAS", não que a POLÍCIA depende dos OCUPANTES de CARGOS POLÍTICOS. O texto fala da própria POLÍTICA (genericamente), observe que ele fala em "IDEIA" na L.12.
Não acho que o erro da questão esteja no fato da questão destacar "intimamente ligadas". Ao meu ver, essa parte está correta.
O erro da questão está em associar os políticos como os responsáveis pelos "fatores estruturais e organizacionais". Essa afirmação extrapola as ideias contidas no texto.
Em minha humilde opinião o que deixou errada a assertiva foi afirmar que a política define a atividade policial - extrapolou.
No meu entendimento a questão afirma que o AGIR DA POLÍCIA está ligado de forma DIRETA e DEPENDENTE com o agir dos POLÍTICOS. Tende a nos confundir por extrapolação. Primeiro entendo que o texto não aborda POLÍTICOS e POLÍCIA, aborda POLÍTICA e a ATIVIDADE DE POLICIA esses são temas genéricos e muito mais abrangentes enquanto POLÍTICOS e A POLICIA são espécies. Outro ponto é condicionar o agir de um a ação de outro de forma DIRETA e DEPENDENTE, isso não seria possível e não pode ser deduzido desse texto.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo