Leia os trechos da música a seguir.Chopis Centis Mamonas As...
Leia os trechos da música a seguir.
Chopis Centis
Mamonas Assassinas
Eu di um beijo nela
E chamei pra passear
A gente fomos no shopping
Pra mode a gente lanchar
Comi uns bicho estranho
Com um tal de gergelim
Até que tava gostoso
Mas eu prefiro aipim
Quanta gente
Quanta alegria
A minha felicidade
É um crediário
Nas Casas Bahia
[...]
Esse tal Chópis Cêntis
É muicho legalzinho
Pra levar as namoradas
E dar uns rolézinhos
Quando eu estou no trabalho
Não vejo a hora de descer dos andaime
Pra pegar um cinema do Schwarzenegger
Tombém o Van Daime
[...]
Composição: Dinho / Júlio Rasec.
Disponível em: https://www.letras.mus.br/mamonas-assassinas/24144/. Acesso em: 04 nov. 2020.
A música do grupo Mamonas Assassinas apresenta uma linguagem coloquial que discorre sobre trabalho na construção civil e passeio no shopping center para ir ao restaurante e ao cinema. Dessa forma, é possível perceber que se trata de um discurso de um trabalhador de classe desprivilegiada.
Os versos “A minha felicidade
/ É um crediário / Nas Casas Bahia” e “Quando eu estou no trabalho / Não vejo a hora de descer dos andaime /
Pra pegar um cinema do Schwarzenegger / Tombém o Van Daime” demonstram uma atitude negativa em
relação ao trabalho e a evasão pelo consumo, expressando, desse modo, o seguinte conceito sociológico:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: B - Trabalho alienado, de Karl Marx.
A questão faz referência à música "Chopis Centis" do grupo Mamonas Assassinas, que narra a rotina de um trabalhador da construção civil. Através dos trechos citados, observamos uma crítica social e econômica que pode ser associada ao conceito de trabalho alienado, de Karl Marx.
Na teoria de Karl Marx, o conceito de trabalho alienado refere-se à situação em que o trabalhador se sente desconectado do produto de seu trabalho, do processo de produção, dos outros trabalhadores e, finalmente, de sua própria humanidade. Este conceito é essencial para compreender a crítica marxista ao capitalismo.
Vamos analisar porque essa alternativa é correta e as outras não são:
Alternativa B - Trabalho alienado, de Karl Marx:
Os versos "A minha felicidade / É um crediário / Nas Casas Bahia" e "Quando eu estou no trabalho / Não vejo a hora de descer dos andaime / Pra pegar um cinema do Schwarzenegger / Tombém o Van Daime" demonstram o sentimento de insatisfação e a busca por felicidade fora do ambiente de trabalho. Essa insatisfação caracteriza a alienação descrita por Marx, onde o trabalhador não encontra realização no seu trabalho, vendo-o apenas como um meio de subsistência, e busca a felicidade no consumo.
Alternativa A - Trabalho como vocação, de Max Weber:
Max Weber descreveu o trabalho como vocação em seu estudo sobre a ética protestante e o espírito do capitalismo. Para Weber, o trabalho é uma chamada divina e deve ser realizado com dedicação e seriedade. Na letra da música, não observamos essa percepção positiva do trabalho; pelo contrário, o trabalho é visto apenas como uma obrigação maçante.
Alternativa C - Solidariedade orgânica, de Émile Durkheim:
Émile Durkheim usou o termo solidariedade orgânica para descrever uma forma de coesão social que surge em sociedades complexas, onde a divisão do trabalho cria interdependência entre indivíduos. A música não trata da interdependência ou da complexidade das funções sociais, mas sim da insatisfação individual com o trabalho.
Alternativa D - Comunismo primitivo, de Karl Marx:
O conceito de comunismo primitivo refere-se a uma fase inicial da história humana, onde não havia propriedade privada e os recursos eram compartilhados coletivamente. A música não faz referência a esse tipo de organização social.
Alternativa E - Ascese intramundana, de Max Weber:
A ascese intramundana, segundo Weber, é uma atitude de autodisciplina e renúncia que busca a perfeição moral dentro da vida cotidiana e mundana. A letra da música não expressa essa busca por perfeição ou autodisciplina; pelo contrário, ela expressa o desejo de escape e consumo como formas de compensar a insatisfação com o trabalho.
Portanto, a análise dos trechos da música nos leva a concluir que a alternativa correta é B - Trabalho alienado, de Karl Marx, pois reflete claramente a insatisfação e o sentimento de desconexão do trabalhador em relação ao seu trabalho.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A alienação (do latim, alienatio) significa estar fora de algo, estar alheio a algo. No caso da alienação do trabalho, ela é o efeito do trabalhador não ter acesso aos bens que ele mesmo produz.
O conceito de alienação do trabalho é um dos principais conceitos desenvolvidos por Karl Marx ao longo de sua obra.
Numa linha de produção, por exemplo, o trabalhador faz apenas parte do processo, estando completamente alheio ao produto final e, por consequência, do valor agregado ao bem a partir de seu trabalho.
Entretanto, é pelo trabalho que, ao longo da história, o indivíduo se humaniza, domina e transforma a natureza a favor de suas necessidades.
Marx, em sua obra principal, O Capital, argumenta sobre a construção da humanidade ao longo da história. Através da história compreende-se que o desenvolvimento do ser humano, desde seu início até os dias atuais, ocorreu por meio da luta de classes.
Deste modo, o trabalho quando não dedicado ao interesse da humanidade, e sim de um grupo específico, torna-se trabalho alienado. O indivíduo perde sua liberdade e humanidade, torna-se apenas força de trabalho e é transformado em coisa.
É um trabalho alienado, pois no trecho demonstra que ele está trabalhando só porque precisa ser feito, sem querer saber o motivo do trabalho. Trabalhar apenas para receber e poder gastar o seu din din no cinema e no crediário das casas bahia rs.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo