Em relação ao campo de experiência “Corpo, gestos e movimen...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre o campo de experiência "Corpo, gestos e movimentos" proposto pela BNCC.
Alternativa correta: C - Desconhecer, mas respeitar as ações que contribuem para a saúde.
Essa alternativa é a correta porque vai contra os princípios do campo de experiência "Corpo, gestos e movimentos". A BNCC incentiva que as crianças reconheçam e compreendam as ações que contribuem para a saúde e o bem-estar, e não que as desconheçam.
Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:
Alternativa A: Estabelecer relações, expressar-se, brincar e produzir conhecimentos sobre si, sobre o outro, sobre o universo social e cultural, tornando-se, progressivamente, conscientes dessa corporeidade.
Essa alternativa está correta de acordo com a BNCC, pois um dos objetivos é justamente a criança estabelecer relações e expressar-se por meio do corpo, tornando-se consciente de sua corporeidade.
Alternativa B: Coordenar suas habilidades manuais.
Essa também está correta. A BNCC propõe que as crianças desenvolvam coordenação motora e habilidades manuais, o que é fundamental para o seu desenvolvimento integral.
Alternativa D: Utilizar o corpo com controle, como instrumento de interação.
Essa alternativa é correta, pois a BNCC incentiva o uso do corpo de maneira consciente e controlada como meio de interação com o mundo e com os outros.
Alternativa E: Explorar e vivenciar um amplo repertório de movimentos, gestos, olhares, sons e mímicas com o corpo.
Isso está de acordo com a BNCC, que promove a exploração e vivência de diferentes formas de expressão corporal, enriquecendo o repertório motor das crianças.
Portanto, a alternativa que não corresponde aos objetivos do campo de experiência "Corpo, gestos e movimentos" da BNCC é a Alternativa C.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Corpo, gestos e movimentos – Com o corpo (por meio dos sentidos, gestos, movimentos impulsivos ou intencionais, coordenados ou espontâneos), as crianças, desde cedo, exploram o mundo, o espaço e os objetos do seu entorno, estabelecem relações, expressam- -se, brincam e produzem conhecimentos sobre si, sobre o outro, sobre o universo social e cultural, tornando-se, progressivamente, conscientes dessa corporeidade. Por meio das diferentes linguagens, como a música, a dança, o teatro, as brincadeiras de faz de conta, elas se comunicam e se expressam no entrelaçamento entre corpo, emoção e linguagem. As crianças conhecem e reconhecem as sensações e funções de seu corpo e, com seus gestos e movimentos, identificam suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo, ao mesmo tempo, a consciência sobre o que é seguro e o que pode ser um risco à sua integridade física. Na Educação Infantil, o corpo das crianças ganha centralidade, pois ele é o partícipe privilegiado das práticas pedagógicas de cuidado físico, orientadas para a emancipação e a liberdade, e não para a submissão. Assim, a instituição escolar precisa promover oportunidades ricas para que as crianças possam, sempre animadas pelo espírito lúdico e na interação com seus pares, explorar e vivenciar um amplo repertório de movimentos, gestos, olhares, sons e mímicas com o corpo, para descobrir variados modos de ocupação e uso do espaço com o corpo (tais como sentar com apoio, rastejar, engatinhar, escorregar, caminhar apoiando-se em berços, mesas e cordas, saltar, escalar, equilibrar-se, correr, dar cambalhotas, alongar-se etc.).
Pág 36 e 37.
Gabarito: C
Corpo, gestos e movimentos
1) Reconhecer a importância de ações e situações do cotidiano que contribuem para o cuidado de sua saúde e a manutenção de ambientes saudáveis;
2) Apresentar autonomia nas práticas de higiene, alimentação, vestir-se e no cuidado com seu bem-estar, valorizando o próprio corpo;
3) Utilizar o corpo intencionalmente (com criatividade, controle e adequação) como instrumento de interação com o outro e com o meio;
4) Coordenar suas habilidades manuais.
(BRASIL, 2018, p.54)
eu e meu problema sério com EXCETO.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo