A diversidade decorre de profundas transformações, não apena...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q972131 Gestão de Pessoas
A diversidade decorre de profundas transformações, não apenas na estrutura das sociedades, mas no comportamento dos indivíduos. Nas empresas, a diversidade como fenômeno a ser considerado pela Gestão de Pessoas, devendo o gestor reconhecer estas diferenças para implementar novos modelos de gestão, que não fomentem adoecimento e mal estar laboral. A ausência de discriminação de qualquer natureza é um enunciado de vários códigos de conduta, profissionais e éticos, porém, ainda hodiernamente se percebe uma notável incongruência entre o discurso e a prática, resultando em uma oportunização seletiva pelo RH. No quesito específico de políticas de gestão de pessoas voltadas à diversidade sexual e de gênero, assinale a alternativa que aponta BOAS PRÁTICAS:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a D.

Comentário sobre o tema:

A questão aborda a importância da diversidade nas organizações, sendo um componente essencial nas políticas de Gestão de Pessoas. O reconhecimento das diferenças individuais e a implementação de práticas que promovam a inclusão e a equidade são fundamentais para criar um ambiente de trabalho saudável e produtivo. No contexto específico da diversidade sexual e de gênero, é fundamental que as políticas de gestão de pessoas promovam a igualdade de tratamento e não discriminação.

Justificativa para a alternativa correta (D):

A alternativa D menciona práticas inclusivas e igualitárias, como políticas de benefícios iguais para parceiros homossexuais e heterossexuais, além de avaliações baseadas no desempenho, não na orientação sexual. Isso reflete boas práticas de gestão de diversidade, garantindo equidade e respeito no ambiente de trabalho.

Análise das alternativas incorretas:

A: A alocação de pessoas LGBT no mesmo setor não promove inclusão; ao contrário, pode acabar criando segregação dentro da organização. A verdadeira inclusão ocorre quando há uma convivência diversa e enriquecedora.

B: Treinamento em turmas privativas pode reforçar a segregação ao invés de promover um ambiente inclusivo. Treinamentos devem ser estruturados para promover a integração de todos os colaboradores.

C: Conceder plano de saúde apenas ao(s) filho(s) ignora a diversidade familiar e não oferece igualdade de benefícios aos parceiros do mesmo sexo, o que configura uma prática discriminatória.

E: Evitar que pessoas LGBT participem de processos é, na verdade, uma forma de discriminação. Todos devem ter as mesmas oportunidades, independentemente de sua orientação sexual.

Essas alternativas falham em criar um ambiente verdadeiramente inclusivo e equitativo, que é o objetivo fundamental das boas práticas de gestão de diversidade.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

As demais alternativas (A, B, C e E) trazem barreiras à inclusão.

Fonte: Labuta nossa de cada dia.

Não se trata de uma questão complexa, não precisa ter muito conhecimento sobre gestão de pessoas para responder esta questão. Favor, evitem expor suas convicções políticas e/ou religiosa, pois para fins de estudos para concursos não acrescentam em nada. O comando da questão pede um exemplo claro de inclusão que só existe na alternativa D.

LETRA D).

Para que haja uma organização sadia, não deve haver distinção de qualquer natureza entre os talentos, independentemente de raça, cor, sexo, política e afins. A organização consegue o seu auge quando há funcionários motivados em trabalhar e que se sentem acolhidos por todos dentro da organização, diante das individualidades.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo