Em novembro de 2018, a rede Carrefour ganhou notoriedade ao ...
Em novembro de 2018, a rede Carrefour ganhou notoriedade ao ser compelida a se manifestar publicamente sobre o episódio de agressão a um cachorro por um segurança terceirizada da rede, na tentativa de fazê-lo não entrar na unidade, situada em Osasco, SP. O episódio, que causou comoção nas redes sociais, culminou com o desfalecimento do cão ao ser removido pelo Centro de Zoonoses, vindo a morrer depois. A imagem da rede Carrefour, segundo a revista EXAME, de dezembro de 2018, foi afetada pelo episódio, e “como se não bastasse, a reação da companhia ao episódio agravou ainda mais a crise e mostrou a falta de treinamento de sua equipe, segundo especialistas ouvidos”. No entendimento dos consultores, um primeiro posicionamento tardio e repleto de frases prontas, seguido da transferência de responsabilidades para o funcionário terceirizado e para o Centro de Zoonoses, foram desastrosos para a empresa. Diante da repercussão nas redes sociais, só no terceiro comunicado a rede acertou o tom do discurso: reconheceu a gravidade do problema, assumiu responsabilidades, e afastou o funcionário, se declarando comprometido em dar uma resposta social.
(Redação baseada na matéria da Revista EXAME, dezembro de 2018, disponível em: https://exame.abril.com.br/negocios/em-caso-de-cachorro-carrefour-leva-licao-de-gestao-de-crises/).
Sobre os temas “Gestão contemporânea de pessoas” – no caso específico, em uma situação de crise institucional, e “treinamento e desenvolvimento de pessoas”, é CORRETO afirmar que:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (6)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Olá! Vamos entender juntos a questão sobre "Gestão contemporânea de pessoas" e "Treinamento e desenvolvimento de pessoas".
Alternativa correta: B
A alternativa B é a correta, pois descreve adequadamente a necessidade da administração do Carrefour de se comunicar com clareza e eficácia em uma crise institucional, especialmente nas redes sociais. Neste contexto, o Carrefour deveria ter utilizado uma comunicação imediata e precisa para demonstrar sua preocupação institucional com o ocorrido, sem transferir a responsabilidade para o segurança terceirizado.
Justificativa da alternativa correta:
A alternativa B destaca que, no 4º modelo de Gestão de Pessoas, a administração deve "ir onde o povo está", ou seja, utilizar todas as plataformas de comunicação disponíveis para esclarecer rapidamente a situação. A comunicação eficaz durante crises é essencial para manter a confiança do público e demonstrar responsabilidade social. A empresa deveria ter se manifestado prontamente através de alguém treinado para lidar com crises, evitando a transferência de culpabilidade.
Alternativas incorretas:
A: A alternativa A sugere que apenas a capacitação em redação oficial e oratória seria suficiente para contornar a crise, o que não é verdade. A resposta inadequada e tardia do Carrefour ilustra que, mesmo com habilidades de comunicação, a falta de uma estratégia rápida e eficaz em crises pode agravar a situação. Além disso, a comunicação deve ser estratégica e não apenas uma questão de quem fala (presidente ou outro representante).
C: A alternativa C incorretamente afirma que a comunicação da empresa em situações de crise não deve ser feita por impulso e sem um prazo definido. Na realidade, a comunicação em crises deve ser rápida e bem pensada para evitar o agravamento da situação. A abordagem sugerida por esta alternativa reflete um modelo antigo e ineficaz de gestão, que não se alinha com as necessidades contemporâneas de transparência e agilidade.
D: A alternativa D menciona um modelo de gestão descentralizada, onde cada colaborador teria autonomia para se manifestar em nome da empresa. Isso poderia causar uma comunicação descoordenada e inconsistente, agravando a crise. Em momentos críticos, é vital que a empresa tenha uma voz unificada e estrategicamente alinhada.
E: A alternativa E está incorreta, pois a alternativa B já foi identificada como correta. Portanto, não é verdade que nenhuma das alternativas está correta.
Espero que esta explicação tenha ajudado a compreender melhor os conceitos de gestão contemporânea de pessoas, especialmente em situações de crise. Se tiver mais dúvidas, estou à disposição para ajudar!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O modelo de gestão autocrático é aquele em que o poder de decisão está concentrado apenas nas mãos do alto escalão da empresa, deixando os demais colaboradores totalmente dependentes de ordens superiores.
Esse modelo de gestão antigo ainda é adotado pelos gestores mais tradicionalistas e é identificado pela visão racionalista e pouco abrangente no que diz respeito ao desenvolvimento das pessoas. O foco é trazer resultados utilizando a equipe como uma mão de obra substituível, desestimulando a comunicação, controlando rigidamente e preferindo utilizar críticas em vez de motivar a equipe pela valorização.
O modelo flexível compreende a participação do colaborador como sendo essencial para a tomada de decisões e crescimento da empresa como um todo. Esse modelo valoriza o equilíbrio emocional tanto quanto as habilidades e competências da equipe.
Práticas como a delegação de tarefas, feedbacks constantes e reconhecimento das conquistas da equipe estão presentes em empresas que adotam modelos de gestão de pessoas flexibilizados.
Os benefícios desse modelo são notórios, principalmente quando em comparação ao primeiro modelo: o time de colaboradores é mais engajado e motivado, e a empresa goza de bons resultados e baixo nível de estresse no clima organizacional.
Obviamente, é preciso preparação e certo “jogo de cintura” ao adotar o modelo de gestão flexível, para que as coisas não fujam completamente do controle. Para que esse modelo funcione, tanto os colaboradores quanto a gestão devem estar preparados para trabalhar sob essa estrutura.
Os modelos de gestão de pessoas por competência fazem parte de uma gestão estratégica e foca em resultados levando em conta o perfil comportamental dos talentos que compõe a equipe, alinhando-os à cultura organizacional da empresa.
Isto é, as habilidades e competências exigidas por cada cargo e as características individuais dos colaboradores são analisadas e combinadas, e a partir disso, é possível conseguir extrair o melhor desempenho de cada talento, certificando-se de que ele está feliz em executar as funções atribuídas a seu cargo.
Esse modelo pode ser executado em todos os níveis da empresa e demanda pesquisa e planejamento detalhado para que possa trazer bons resultados. Para entender o perfil comportamental da equipe, é preciso realizar um procedimento cíclico contínuo de quatro fases: mapeamento, avaliação, desenvolvimento e monitoramento.
Manter a capacitação e os feedbacks constantes, além de promover e de satisfação são algumas práticas que garantem a eficácia do modelo por competência na empresa a longo prazo
4º modelo - Gestão por competências.
questão típica pra vencer o candidato pelo cansaço
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo