Em 18 de maio, comemora-se o Dia Nacional da Luta Antimanico...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3043742 Farmácia
Imagem associada para resolução da questão



Em 18 de maio, comemora-se o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, instituída em 1987. A comemoração relaciona-se ao Movimento da Reforma Psiquiátrica, ocorrido no final da década de 1970, que lutou pelo fim do tratamento desumano e cruel dado aos usuários do sistema de saúde mental. No âmbito da saúde pública, hoje, o tratamento de pessoas acometidas de transtornos mentais é realizado através dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que conta com uma equipe multiprofissional, com a presença de diversos profissionais da área de saúde, inclusive o farmacêutico. Cabe ressaltar a importância da atuação do farmacêutico no suporte de saúde aos pacientes com transtornos mentais para garantir racionalidade na farmacoterapia e melhoria do quadro clínico do paciente.

Fonte: Conselho Regional de Farmácia – SE. Entrevista: papel do farmacêutico na saúde mental. Sergipe. 17 maio 2018. Disponível em: https://crfse.org.br/noticia/757/entrevista-papel-do-farmaceuticona-saude-mental. Acesso: 14 abr. 2023. Adaptado.


Sobre o cuidado em saúde direcionado aos pacientes atendidos no CAPS, quais ações que o farmacêutico pode adotar no tratamento de problemas relacionados à saúde mental?


I - Supervisionar questões relacionadas à farmacoterapia, evitando efeitos indesejáveis como hepatotoxicidade.

II - Preservar a saúde de pacientes pediátricos alertando para a possibilidade de patologização e medicalização nessa faixa etária, de forma a evitar o uso abusivo de medicamentos.

III - Trabalhar de maneira interdisciplinar e transversal, através do diálogo direto e constante com toda a equipe para a troca de saberes, visando à promoção e à recuperação da saúde.


Está CORRETO o que se afirma em 
Alternativas