A ______ é o aminoácido mais abundante no organismo, sendo ...
Assinale a alternativa que preencha corretamente as lacunas.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Os essenciais são aqueles que o organismo humano não tem a capacidade de sintetizar e devem ser obrigatoriamente obtidos por meio da alimentação. São eles: arginina, histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano e valina.
Já os aminoácidos não essenciais são aqueles que podem ser sintetizados pelo organismo humano. São eles: alanina, asparagina, ácido aspártico, cisteína, ácido glutâmico, glutamina, glicina, prolina, serina, tirosina.
Entre os 20 aminoácidos existentes, a glutamina se destaca por ser o mais abundante e versátil, capaz de participar de diferentes vias metabólicas, com destaque para o metabolismo de outros aminoácidos, função imunológica, manutenção da integridade da barreira intestinal e mediação da ativação de vias metabólicas de síntese proteica.
A glutamina pode ser sintetizada pelo fígado, cérebro, tecido adiposo, pulmões e músculos esqueléticos. Porém, em condições catabólicas, como sepse, recuperação de queimaduras ou cirurgia e desnutrição, bem como em exercícios físicos de alta intensidade, a síntese endógena é incapaz de suprir a demanda orgânica e a glutamina passa a ser um aminoácido condicionalmente essencial, devendo ser obtida pela dieta.
Gabarito do Professor: LETRA C
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A glutamina é o aminoácido livre mais abundante no plasma e no tecido muscular. Nutricionalmente, é classificada como um aminoácido não essencial, uma vez que pode ser sintetizada pelo organismo a partir de outros aminoácidos. No entanto, em condições catabólicas (sepse, recuperação de queimaduras ou cirurgia e desnutrição), bem como em exercícios físicos de alta intensidade, a síntese endógena é incapaz de suprir a demanda orgânica e a glutamina passa, então, a ser um aminoácido condicionalmente essencial. A glutamina está envolvida em diferentes funções, tais como a proliferação e desenvolvimento de células, o balanço acidobásico, o transporte da amônia entre os tecidos, a doação de esqueletos de carbono para a gliconeogênese, a participação no sistema antioxidante, entre outras.
A GLUTAMINA é considerada um aminoácido condicionalmente essencial, portanto, a questão não contém uma resposta correta.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo