A queda na concentração das proteínas plasmáticas indica di...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2068014 Nutrição
A queda na concentração das proteínas plasmáticas indica diminuição da biossíntese hepática em virtude do limitado suprimento de substrato energético e proteico, comumente associado à desnutrição. Entretanto, vários fatores, além dos nutricionais, podem modificar a concentração dessas proteínas. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A albumina, por ser uma proteína de fase aguda positiva, encontra-se aumentada na presença de inflamação e infecção. ( ) A transferrina encontra-se diminuída na carência de ferro, na gravidez e nos sangramentos crônicos. ( ) A pré- albumina e a proteína transportadora do retinol estão elevadas na insuficiência renal e reduzidas nas doenças hepáticas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O plasma contém diferentes tipos de proteínas com inúmeras funções. A avaliação bioquímica denominada “proteínas totais" corresponde a soma de todas essas proteínas, sendo as principais a albumina, a transferrina, a pré-albumina e a proteína transportadora de retinol. São produzidas no fígado e podem ser utilizadas como marcadores do estado nutricional proteico.

Considerando outros fatores que podem modificar a concentração dessas proteínas, vamos analisar as afirmativas:

(FALSO) a albumina é uma proteína de fase aguda negativa, ou seja, encontra-se diminuída na presença de inflamação e infecção.

(FALSO) a transferrina encontra-se aumentada na carência de ferro, na gravidez e nos sangramentos crônicos.

(VERDADEIRO) diversos fatores podem afetar as concentrações plasmáticas de proteínas, dentre elas a insuficiência renal e as doenças hepáticas.

Gabarito do Professor: LETRA B


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

F - F - V

(F) A albumina, por ser uma proteína de fase aguda positiva, encontra-se aumentada na presença de inflamação e infecção. > Nessa situação a albumina estará diminuída.

(F) A transferrina encontra-se diminuída na carência de ferro, na gravidez e nos sangramentos crônicos. > Nessa situação a transferrina estará aumentada.

(V) A pré- albumina e a proteína transportadora do retinol estão elevadas na insuficiência renal e reduzidas nas doenças hepáticas.

A albumina é ptn de fase aguda negativa, ou seja, na presença de inflamação/infecção tem sua síntese diminuída em detrimento de ptns de fase aguda positivas, e por isso seu uso estará limitado para avaliação do estado nutricional, já que não reflete ingestão, digestão, absorção e biodisponibildiade de macronutrientes, mas sobretudo intensidade da doença aguda.

A transferrina é sintetizada no fígado e tem por função o transporte de ferro das celulas intestinais e macrófagos para receptores específicos como eritroblastos, placenta e hepatócitos. Na deficiência de ferro os níveis séricos de transferrina aumentam assim como a capacidade de fixação do ferro e a saturação de transferrina diminui, em estágio 2 ou mais para menos de 16%. Em todo processo crônico os níveis de transferrina cairão.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo