A avaliação da gordura visceral e do grau de obesidade, bem...
I. A razão cintura- quadril é frequentemente usada para identificar o tipo de distribuição de gordura, entretanto, seu uso vem diminuindo em razão de limitações importantes que apresenta, tais como a influência exercida pela estrutura pélvica e a incapacidade de diferenciar a gordura visceral da subcutânea. II. O diâmetro abdominal sagital tem como princípio o fato de que a gordura visceral mantém a altura do abdome na direção sagital, enquanto a gordura subcutânea abdominal reduz a altura do abdome pela ação da gravidade, o que favorece uma melhor estimativa do tecido visceral; diâmetro superior a 20 cm é considerado um valor de risco para o desenvolvimento de alterações metabólicas.
Assinale a alternativa correta.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central da questão:
O tema central desta questão é a avaliação de gordura corporal através de medidas antropométricas, com foco na gordura visceral e no risco de doenças cardiovasculares e metabólicas. Para resolver a questão, é necessário compreender as técnicas antropométricas usadas para avaliar a distribuição de gordura corporal e os riscos associados à saúde.
Alternativa correta: C - As afirmativas I e II estão corretas
Justificativa:
A afirmativa I está correta porque descreve a razão cintura-quadril como uma medida frequentemente utilizada para identificar o tipo de distribuição de gordura. No entanto, essa medida apresenta limitações, como a influência da estrutura pélvica e a incapacidade de diferenciar entre gordura visceral e subcutânea.
A afirmativa II está correta pois explica o diâmetro abdominal sagital, que considera a altura do abdome na direção sagital como um indicador de gordura visceral. Este método ajuda a diferenciar gordura visceral da subcutânea, já que a gordura subcutânea é mais influenciada pela gravidade. Valores superiores a 20 cm são considerados de risco para alterações metabólicas.
Análise das alternativas incorretas:
Alternativa A: Está incorreta porque afirma que apenas a afirmativa I está correta, quando na verdade ambas as afirmativas são válidas.
Alternativa B: Está incorreta porque afirma que apenas a afirmativa II está correta, mas a afirmativa I também está correta.
Alternativa D: Está incorreta porque afirma que ambas as afirmativas estão erradas, o que não é verdade, pois ambas as afirmativas I e II estão corretas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Ambas estão corretas.
O DAS, também conhecido como altura abdominal, é uma medida antropométrica pouco difundida, mas que tem sido cada vez mais utilizada por ser um forte preditor de gordura visceral e, frequentemente, associado a complicações metabólicas e cardiovasculares.
É uma medida simples e fácil de ser obtida por meio da utilização de paquímetro, podendo ser utilizada em alternativa ao PC, uma vez que pode ser igual ou superior ao PC na predição de complicações cardiometabólicas. Esta medida é baseada no fato de que em posição supina qualquer aumento da gordura visceral mantém a altura do abdômen na direção sagital, enquanto a gordura subcutânea reduz a altura do abdômen devido à força da gravidade.
Diversos protocolos têm sido descritos na literatura para medição do DAS, sendo a região de medição mais referenciada o ponto médio entre as cristas ilíacas com o indivíduo em posição supina. Ainda não há definição de pontos de corte universais para o DAS, havendo ampla variedade de valores propostos nos estudos de acordo com etnia, idade e gênero. Estudos realizados no Brasil têm proposto os pontos de corte de 20,5 cm e 23,1 cm para homens e 19,3 cm e 20,1 cm para mulheres para predição de risco cardiometabólico.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo