Uma ação de que pode ser tomada de acordo com a Metodologia...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
De fato. trocar um produto por outro com as mesmas finalidades, porém podendo ou não ter as mesmas funcionalidades que possam gerar ao final do processo um custo mais em conta, com certeza será mais benéfico. GABARITO B
ANÁLISE DE VALOR:
“é um conjunto sistematizado de esforços e métodos destinados a reduzir o custo total de um produto, processo ou serviço, mantendo ou melhorando sua qualidade” (Possamai, 1997, p.11) ou conforme Abreu (1996, p.19) “a Análise de Valor é uma técnica de redução de custos, que dá ênfase às funções e características dos recursos de que dispomos e consumimos na realização das atividades”.
Se o foco é redução de custos, de cara podemos eliminar as alternativas a), c) e e).
Gabarito B
c) Maximizar o valor agregado através do aumento do custo das funções principais.
Aumentar o custo não significará maximização do valor, mas sim aumentando a qualidade.
Custo # Valor
Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos do que está envolvido no conceito de análise de valor. Sobre isso, vejamos alguns pontos importantes e, em seguida, qual das alternativas apresenta uma afirmação correta sobre o assunto.
Definições de Análise de Valor:
- MILES vê a Análise de valor como um sistema para solucionar problemas por meio do uso de um conjunto específico de técnicas, um corpo de conhecimento e um grupo de processos especializados. Apresenta um enfoque criativo e organizado que tem o objetivo a eficaz identificação de custos desnecessários, ou seja, custos que não contribuem para a qualidade, uso, vida, aparência ou atratividade para o consumidor.
- SOCIETY OF AMERICAN VALUE ENGINEERS: encara a Análise de Valor como a aplicação sistemática de técnicas reconhecidas que identificam a função de um produto ou serviço, estabelecem um valor monetário par ele e providenciam sua confiabilidade a um mínimo custo total.
Agora vamos à visão de outro autor sobre o assunto:
MARTINS (2009, P. 41,42) ensina que o propósito da Análise de Valor é "conseguir isolar o que é realmente necessário daquilo que é supérfluo em matéria de custos, sem prejudicar a performance do produto."
- custos supérfluos são aqueles que não oneram o produto, não são capazes de contribuir significativamente para sua performance.
Levando em conta as alternativas apresentadas, podemos marcar a letra "B" como a correta. Tendo visto que existe um material mais barato que atende a mesma função, seguindo o que se entende por Análise de Valor, a organização deve optar pelos materiais de menor custo.
GABARITO: B
Fontes:
MARTINS, Petrônio; ALT, Paulo Renato Campos. Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
MILES, Lawrence D. Techniques of value analysis and engineering. New York: McGraw-Hill, 1972.
MARTINS (2009, P. 41,42) ensina que o propósito da Análise de Valor é "conseguir isolar o que é realmente necessário daquilo que é supérfluo em matéria de custos, sem prejudicar a performance do produto." Custos supérfluos são aqueles que não oneram o produto, não são capazes de contribuir significativamente para sua performance.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo