Um paciente com vinte e oito anos de idade que tinha sofrid...
Um paciente com vinte e oito anos de idade que tinha sofrido um acidente automobilístico havia aproximadamente duas horas recebeu os primeiros atendimentos hospitalares na unidade de trauma, onde recebeu os cuidados ATLS. Esse paciente foi diagnosticado com Glasglow 14, trauma leve de crânio e de face. Em seguida, ele foi avaliado pelo cirurgião bucomaxilofacial, que observou o seguinte quadro: sangramento discreto pelo nariz e parestesia na região do nervo infraorbitário esquerdo, má oclusão e hematoma sublingual à esquerda e lesões cortocontusas em face.
Acerca do caso clínico apresentado, assinale a opção correta.Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A ALTERNATIVA CORRETA É: E - Caso o referido paciente apresente desoclusão do lado esquerdo e mordida cruzada homolateral, uma radiografia com incidência do tipo Towne está indicada para diagnosticar uma possível fratura de côndilo.
JUSTIFICATIVA:
- Alternativa E: Correta. A radiografia com incidência Towne é comumente indicada para a avaliação de fraturas do côndilo mandibular. Quando há mordida cruzada homolateral e desoclusão de um lado, é altamente sugestivo de fratura do côndilo da mandíbula. A incidência Towne é adequada para identificar essas fraturas, especialmente quando não há alterações evidentes nas radiografias panorâmicas.
ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS INCORRETAS:
- Alternativa A: Errada. A anestesia dos ramos do nervo facial não é indicada para a instalação de aparelhos tipo barras de Erich. Esses dispositivos não requerem anestesia dos nervos faciais para colocação.
- Alternativa B: Errada. Para suturas de feridas faciais, normalmente são usados fios mais finos, como o seda 4.0 ou 5.0, e não o seda 3.0, que é mais grosso.
- Alternativa C: Errada. A diplopia e a limitação do movimento para baixo sugerem fratura do assoalho da órbita, não necessariamente encarceramento de mucosa sinusal. Não é a única causa para a limitação do movimento ocular.
- Alternativa D: Errada. A radiografia tipo Hirtz não é indicada para confirmar fraturas de órbita. A tomografia computadorizada (TC) é o exame de escolha para visualizar essas fraturas com precisão.
EM RESUMO: A alternativa E está correta, pois a radiografia Towne é indicada para avaliar fraturas de côndilo mandibular em pacientes com mordida cruzada e desoclusão.
PONTOS CHAVE:
- A radiografia Towne é ideal para fraturas do côndilo mandibular.
- Mordida cruzada homolateral e desoclusão são indicativos de fratura no côndilo mandibular.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo